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Maceió, Alagoas, Brazil
Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, área temática Educação Matemática (UFAL). Especialista nos Cursos de Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF), Supervisão Escolar (UFRJ) e Formação em Mídias na Educação (UFAL). Graduado em Licenciatura Plena no Cursos de Matemática (UNIR) e em Pedagogia (UNIR). Técnico Superior em Tecnologia Naval pela Universidad Autónoma Técnica Del Beni na Bolívia. Professor Ensino Médio/Fundamental do Estado de Alagoas (SEDUC/1GERE) Escola Estadual Prof. Benedito Morais na disciplina de Matemática, Ensino Fundamental na Escola Municipal Padre Pinho de Maceió/AL disciplina de Matemática e no Ensino Superior atuo como Professor nos Cursos de Administração Pública a Distância, Biologia e Hotelaria nas Disciplinas Matemática para Administradores/Matemática Básica/Matemática Financeira/Estatística Aplicada pela UAB/IFAL/CAPES. Membro do Núcleo Estruturante do Curso de Administração Pública a Distância pela UAB/IFAL (PROEN/DEAD). Temas pesquisas: Educação, Educação matemática, Formação docente e Ensino da matemática. Avaliador de Curso pelo MEC/INEP.

sábado, 11 de abril de 2020

ORIENTAÇÕES DA SECRETARIA EDUCAÇÃO (SEDUC/AL) AO REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADE ESCOLARES

Seduc adota regime especial de atividades 

escolares não presenciais durante pandemia

         
           Agência Alagoas | 07/04/20 - 23h59

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) resolveu estabelecer o Regime
Especial de Atividades Escolares Não Presenciais (REAENP) nas Unidades
de Ensino da Rede Pública Estadual de Alagoas. A medida, que faz parte das
ações preventivas à disseminação do Coronavírus (COVID-19), foi anunciada
na portaria Nº 4.904/2020, publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas
(DOE) desta terça-feira (07). O documento orienta como as atividades devem
ser realizadas pelas unidades de ensino, com o apoio das Gerências 
Regionais de Educação (Geres) e da Seduc e pode ser acessado no site do
Diário Oficial (imprensaoficialal.com.br) ou no site da secretaria
(educacao.al.gov.br, link https://bit.ly/2y1d0jt).
Cada unidade de ensino vai construir seu plano de ação para o REAENP, identificando
as atividades que serão desenvolvidas, objetivos, metodologias e ferramentas utilizadas, 
estratégias de acompanhamento e avaliação dos estudantes, professores envolvidos e 
carga horária destinada para cada atividade. Durante o regime, as unidades de ensino 
deverão adotar a avaliação qualitativa, considerando a evolução do aluno, em termo de 
consolidação dos conhecimentos procedimentais, atitudinais e conceituais.
Entre as atividades a serem promovidas durante o regime estão: o desenvolvimento de 
competências e habilidades conforme o Referencial Curricular de Alagoas; a aprendiza-
gem colaborativa; o desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores que promovam
o empreendedorismo (criatividade, inovação, organização, planejamento, responsabilida-
de, liderança, colaboração, visão de futuro, assunção de riscos, resiliência e curiosidade 
científica, entre outros e a apropriação e utilização das linguagens das tecnologias digi-
tais.
A escola deverá manter um canal de diálogo contínuo entre estudantes, professores e 
gestores sobre as ações implementadas durante o REAENP, com o objetivo de avaliar
a efetividade nos processos de ensino e aprendizagem.
Enfoque - Durante a execução do REAENP, as atividades propostas deverão ter caráter 
interdisciplinar e a escola deverá se preparar para atender à s turmas de 1º ano do ensi-
no fundamental à 2ª série do ensino médio por meio da construção de ambientes virtuais
ou utilizando meios físicos. Nas turmas da terceira série do ensino médio, o REAENP se-
rá utilizado como espaço de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Além da participação e do engajamento nas atividades propostas, os estudantes deverão 
construir diários de bordo, os quais serão utilizados como instrumento de acompanhamento
e avaliação. O conceito final será definido pelo conjunto de professores responsáveis pelas
atividades desenvolvidas em cada laboratório, de acordo com as orientações presentes no
guia de implementação de cada laboratório.
Suspensão das aulas presenciais - O Governo do Estado de Alagoas resolveu, por meio
de decreto publicado nesta segunda-feira (06), prorrogar a suspensão das aulas presenci-
ais da rede estadual de ensino até o dia 30 de abril, conforme o Decreto Estadual nº
69.527/2020. A medida tem como objetivo a prevenção do contágio do novo Coronavírus
no estado e abrange também a rede escolar privada, municipais e ensino superior.
As aulas presenciais da rede pública estadual de ensino já estavam suspensas desde 23
de março, seguindo as medidas determinadas pelo Governo do Estado e as orientações
da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS). O período de
23 de março a 06 de abril foi determinado como recesso/férias escolares.
Higienização  -   A Seduc/AL autorizou no dia 25 de março o repasse emergencial de R$
5.000,00 (cinco mil reais), em parcela única, para cada unidade de ensino da Rede Esta-
dual. A ação visa promover as condições de limpeza e garantir um padrão mínimo de qua-
lidade para o seu bom funcionamento e proteção a toda comunidade escolar, contra os ris-
cos do contágio e infecção do COVID-19 (Coronavírus).
O valor custeará despesas com aquisição de produtos de limpeza e higiene individual e 
coletiva, a fim tornar o ambiente escolar mais seguro para preservação da saúde. Entre
os materiais a serem comprados estão: álcool em gel, álcool 70º, água Sanitária, cloro, 
desinfetante, papel toalha, sabão em pó, sabão líquido, descartáveis como copos, luvas
e máscaras.
Merenda - Em meio à crise mundial provocada pelo Covid 19, escolas da rede estadual
se organizaram para ofertar a merenda escolar de forma a evitar aglomerações. Algumas
unidades de ensino encontram a forma de organizar pequenos kits com alimentos da me-
renda escolar  para seus alunos e familiares em situação de maior vulnerabilidade e são
beneficiários do Bolsa Família, conforme A Portaria 4341/2020, publicada pela Secretaria
de Estado da Educação (Seduc) no Diário Oficial do Estado (DOE) de 25 de março.

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