Quem sou eu

Minha foto
Maceió, Alagoas, Brazil
Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, área temática Educação Matemática (UFAL). Especialista nos Cursos de Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF), Supervisão Escolar (UFRJ) e Formação em Mídias na Educação (UFAL). Graduado em Licenciatura Plena no Cursos de Matemática (UNIR) e em Pedagogia (UNIR). Técnico Superior em Tecnologia Naval pela Universidad Autónoma Técnica Del Beni na Bolívia. Professor Ensino Médio/Fundamental do Estado de Alagoas (SEDUC/1GERE) Escola Estadual Prof. Benedito Morais na disciplina de Matemática, Ensino Fundamental na Escola Municipal Padre Pinho de Maceió/AL disciplina de Matemática e no Ensino Superior atuo como Professor nos Cursos de Administração Pública a Distância, Biologia e Hotelaria nas Disciplinas Matemática para Administradores/Matemática Básica/Matemática Financeira/Estatística Aplicada pela UAB/IFAL/CAPES. Membro do Núcleo Estruturante do Curso de Administração Pública a Distância pela UAB/IFAL (PROEN/DEAD). Temas pesquisas: Educação, Educação matemática, Formação docente e Ensino da matemática. Avaliador de Curso pelo MEC/INEP.

sexta-feira, 10 de abril de 2020

CONCEITOS E ENTENDIMENTOS DO ESTUDO REMOTO


Disciplina Matemática de forma remota/distância

Uma parte importante da forma de estudo durante este momento emergencial em nosso contexto educacional acontecerá por meio deste Blog. Neste momento você aprenderá sobre os principais fundamentos metodológicos do estudo de forma remota e as melhores práticas para a utilização do Blog.
Lembre-se que, nesta etapa de estudo, você deverá desenvolver as seguintes competências de estudo:
  • Conhecer o conceito de estudo de forma remota no processo de ensino e aprendizagem.
  • Reconhecer a importância dos fundamentos teóricos educacionais que iremos embasar esta fase de estudo da matemática.
  • Reconhecer as atribuições de cada agente do processo de ensino e aprendizagem, e conhecer a estrutura organizacional do blog.
IMPORTANTE:
Não fique com dúvidas, veja e leia atentamente as postagens, revisite os assuntos na internet, livros e outras fontes e troque informações com seus colegas de turma. Esse processo é muito importante para que seu aprendizado seja completo, significativa e colaborativo com todos os atores deste processo, professor e alunos.

Conceito de Educação de forma remota

Para compreendermos plenamente os conceitos do estudo remoto, vamos observá-los separadamente:
Educação: Vem do latim educare, por sua vez ligado a educere, verbo composto do prefixo ex (fora) + ducere (conduzir, levar), e significa literalmente 'conduzir para fora', ou seja, preparar o indivíduo para o mundo.

Forma remota: Do latim remōtu-, «idem», particípio passado de removēre, «afastar», que pode ser feito ou acionado à distância acesso remoto; controlo remoto Que se realiza por meio de uma conexão de computadores ou de outros instrumentos semelhantes.

Podemos reconhecer que a educação pode acontecer em todo lugar e em qualquer momento, percebemos que a distância geográfica entre as pessoas pode ser superada para a concretização da aprendizagem, neste sentido podemos sim estudar de forma remota.
Esta forma remota é mediada por tecnologias que permitem que professores e alunos estejam em ambientes físicos diferentes. Nesse sentido, temos a ideia de uma distância relativa, em que todos podem estar distantes geograficamente, mas unidos pelas tecnologias.
Portanto, iremos adotar esta forma de ensino com o emprego de nosso Blog para disseminar os assuntos/conteúdos/atividades/trabalhos de estudo neste período de afastamento de nossas salas de aula.
Como embasamento teórico de nossa ação virtual pode se referenciada de acordo com Pierre Levy em seu livro Cibercultura: “O ciberespaço especifica não apenas a infraestrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informação que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo. Quanto ao neologismo ‘cibercultura’, especifica aqui o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço (LÉVY, 2008, p. 17).”

                          Com quem posso contar no Blog?

A equipe de atores que atuará pedagogicamente na confecção do blog e sua manutenção neste momento de emergência de estudo remoto e que estará à disposição para auxiliar sua aprendizagem e sanar suas dúvidas, estará composta abaixo com suas principais responsabilidades.
Coordenadoras Pedagógicas
É responsável por todas as questões educacionais envolvendo SEDUC/GERE com a Escola e atuam na organização geral das diretrizes e no apoio pedagógico dos professores para garantir as normatizações educacionais para a escola.
Professor
São responsáveis pela elaboração dos conteúdos/atividades/trabalhos da disciplina curricular da Matemática baseada no Plano de Curso prevista na disciplina, que você estudará.
Alunos
São os autores responsáveis por realizar com você todas as atividades de estudos propostos durante todo o momento emergencial de estudo remoto. Sua atuação está diretamente relacionada às questões postadas e direcionadas pelo professor da disciplina e orientação das coordenadoras, e, também com o verdadeiro intuito de envolver-se com questões referentes ao que serão postados no blog.

Como viu, você não estará sozinho nessa jornada de estudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário