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Maceió, Alagoas, Brazil
Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, área temática Educação Matemática (UFAL). Especialista nos Cursos de Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF), Supervisão Escolar (UFRJ) e Formação em Mídias na Educação (UFAL). Graduado em Licenciatura Plena no Cursos de Matemática (UNIR) e em Pedagogia (UNIR). Técnico Superior em Tecnologia Naval pela Universidad Autónoma Técnica Del Beni na Bolívia. Professor Ensino Médio/Fundamental do Estado de Alagoas (SEDUC/1GERE) Escola Estadual Prof. Benedito Morais na disciplina de Matemática, Ensino Fundamental na Escola Municipal Padre Pinho de Maceió/AL disciplina de Matemática e no Ensino Superior atuo como Professor nos Cursos de Administração Pública a Distância, Biologia e Hotelaria nas Disciplinas Matemática para Administradores/Matemática Básica/Matemática Financeira/Estatística Aplicada pela UAB/IFAL/CAPES. Membro do Núcleo Estruturante do Curso de Administração Pública a Distância pela UAB/IFAL (PROEN/DEAD). Temas pesquisas: Educação, Educação matemática, Formação docente e Ensino da matemática. Avaliador de Curso pelo MEC/INEP.

domingo, 8 de maio de 2011

Muito interessante para nosso ENEM!!! Novas Instituições irão compor o banco de questões para a prova do ENEM.

59 instituições se inscrevem para criar perguntas para provas do Enem
MEC quer aumentar banco de itens de dez mil para cem mil. Cadastro das instituições terminou no dia 15 de abril.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou nesta quinta-feira (5) que 59 instituições públicas de ensino superior se cadastraram para elaborar perguntas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo para inscrição terminou no dia 15 de abril.

Segundo o Inep, órgão vinculado ao MEC e responsável pela organização do Enem, são 45 universidades federais e estaduais, sete Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), cinco são Fundações Universitárias e dois Centros Federais. As demais são universidades federais e estaduais. O Inep não divulgou os nomes das instituições inscritas. Cada uma deve criar no mínimo 500 perguntas para o Enem.

Agora, o Inep vai capacitar os coordenadores-gerais e coordenadores de área de todas as instituições inscritas. Em seguida, será celebrado convênio entre o Inep e cada uma das IES participantes da capacitação. Só depois será dado início ao processo efetivo de elaboração das perguntas – que terá que ser feito, obrigatoriamente, em ambiente seguro. As instituições assinam um termo de sigilo e compromisso para evitar o vazamento das questões.

Até agora as perguntas do Enem eram feitas por professores ou especialistas contratados diretamente para a tarefa. Segundo o Inep, a ideia de convocar as instituições para criar um banco de perguntas é aumentar o número de questões disponíveis e transferir expertise às instituições em avaliações de larga escala. O Inep tem hoje cerca de dez mil questões no Banco Nacional de Itens (BNI) do Enem e a meta é chegar a 100 mil.

Cada edição do Enem tem 180 questões, sendo 45 de cada área. A prova é composta por uma redação e provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.

Cada pergunta a ser elaborada pelas instituições deverá contar com um texto-base, enunciado, cinco alternativas e apenas uma resposta correta, além de uma justificativa para cada alternativa.

As perguntas terão que atender às matrizes de habilidades e competências do Enem. Todas as questões passarão por uma revisão do Inep/MEC.

O pagamento a cada instituição, segundo tabela do Inep será de R$ 30 mil por 500 questões até R$ 1 milhão por cinco mil questões. Cada elaborador ganha R$ 120 por questão e cada revisor ganha R$ 60 por questão. Eles devem ser professores ou pesquisadores ativos da instituição.

Segundo o instituto, o pagamento à instituição será por créditos, que a instituição poderá acumular e usar quando achar conveniente. Os créditos poderão ser transformados em apoio financeiro a projetos apresentados pela instituição ao Inep.

O aumento do banco de perguntas é necessário para informatizar o Enem, segundo o MEC. O ministério planeja começar a aplicar a prova em computadores em dois ou três anos. Com o exame informatizado, os candidatos fazem a prova em terminais capazes de gerar uma prova diferente.

Comentários: Vejo neste último paragráfo a essência de se fazer um banco maior de questões, onde, com certeza, se abre um leque de alternativas com fontes de conhecimentos diversos, e, assim, teremos uma maior amplitude de idéias/regionalidades/contextualidades para que proporcionem aos nossos alunos uma prova mais, ainda mais, próxima de suas realidades/contexto.
Prof. Allan


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