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Maceió, Alagoas, Brazil
Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, área temática Educação Matemática (UFAL). Especialista nos Cursos de Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF), Supervisão Escolar (UFRJ) e Formação em Mídias na Educação (UFAL). Graduado em Licenciatura Plena no Cursos de Matemática (UNIR) e em Pedagogia (UNIR). Técnico Superior em Tecnologia Naval pela Universidad Autónoma Técnica Del Beni na Bolívia. Professor Ensino Médio/Fundamental do Estado de Alagoas (SEDUC/1GERE) Escola Estadual Prof. Benedito Morais na disciplina de Matemática, Ensino Fundamental na Escola Municipal Padre Pinho de Maceió/AL disciplina de Matemática e no Ensino Superior atuo como Professor nos Cursos de Administração Pública a Distância, Biologia e Hotelaria nas Disciplinas Matemática para Administradores/Matemática Básica/Matemática Financeira/Estatística Aplicada pela UAB/IFAL/CAPES. Membro do Núcleo Estruturante do Curso de Administração Pública a Distância pela UAB/IFAL (PROEN/DEAD). Temas pesquisas: Educação, Educação matemática, Formação docente e Ensino da matemática. Avaliador de Curso pelo MEC/INEP.

sábado, 20 de abril de 2013

AULA CURSINHO INSTITUTO – DIA 20/ABRIL/2013


AULA CURSINHO INSTITUTO – DIA 20/ABRIL/2013. 
Prof. Msc. Allan Gomes dos Santos
Meu Blog: professorallangomes.blogspot.com

(Concurso) Isaura tem o dobro da idade de Juraci, que é um ano mais velha que Benedita. Sabendo que daqui a dois anos a soma das idades de Isaura, Juraci e Benedita será igual a 77 anos, qual a idade de Benedita daqui a 8 anos?
a) 16
b) 17
c) 18
d) 25
e) 36

Solução:
 Sejam: “x” a idade de Isaura, “y” a idade de Juraci e “z” a idade de Benedita. Então, com os dados do problema, podemos escrever: 1ª) x = 2y (Isaura tem o dobro da idade de Juraci) equação 2ª) 1y = z + 1 podemos dizer que z = y - 1 (Juraci é um ano mais velha que Benedita) equação 3ª) x + 2 + y + 2 + z + 2 = 77 (todas as idades estão acrescidas de 2 anos)
Substituindo (na última equação 3ª) = 2y + 2 + y + 2 + y – 1 + 2 = 77 4y = 72 y = 18 então z = 17. Portanto: z + 8 = 25


(QUESTÃO VESTIBULAR) Eduardo possui duas contas bancárias: uma no Banco Instituto e outra no Banco Educação. O saldo de sua conta no Banco Instituto possui 3 unidades monetárias a menos do que o seu saldo no Banco Educação. Além disso, o dobro de seu saldo no Banco Instituto mais o triplo de seu saldo no Banco Educação são iguais a 24 unidades monetárias. Os saldos de Eduardo nos Bancos instituto e Educação são respectivamente:
a) 1 e 3 
b) 3 e 6 
c) 4 e 7 
d) 5 e 8 
e) 6 e 9

Solução:
 Seja “a” o saldo no Banco Instituto e “b” o saldo no Banco Educação. Assim, podemos escrever: a = b – 3
2a + 3b = 24. Temos um sistema de duas equações e duas incógnitas. Vamos aproveitar a primeira equação e resolvê-lo por eliminação de uma incógnita ou letra:
a – b = - 3 (x3) 3a – 3b = -9
2a + 3b = 24        2a + 3b = 24
5a = 15
a = 3  b = 6.


(QUESTÃO VESTIBULAR) O jornal Correio Braziliense publicou, em 12/1/97, na reportagem “MEC ensaia mudanças em universidades”, um parágrafo assim redigido: (...) Esses (salários), no entanto, são engordados com vantagens típicas do serviço público federal – adicionais por tempo de serviço, função comissionada e gratificação de atividade executiva, por exemplo, que multiplica por 160% o salário-base de todos os servidores públicos federais. Sabendo que a gratificação de atividade executiva corresponde a um adicional de 160% sobre o salário-base do servidor público, a frase sublinhada no texto estaria correta se tivesse sido redigida do seguinte modo:
a) que multiplica por 1,6 o salário-base de todos os servidores públicos federais.
b) que multiplica por 2,6 o salário-base de cada servidor público federal.
c) que multiplica por 160 o salário-base de cada servidor público federal.
d) que acrescenta ao salário-base de todos os servidores públicos federal um valor superior ao dobro do salário-base.
e) que torna o salário de cada servidor público federal superior ao triplo do salário-base.


Solução:
Um modo direto para se resolver este tipo de questão é: sempre que um número ou uma importância será ACRESCIDO de um percentual, o valor final será dado pela multiplicação desse número ou importância por (1 + i), onde “i” é a taxa percentual de acréscimo colocada sempre na forma UNITÁRIA. Desse modo, como aqui não temos a importância sobre a qual iremos acrescer os160%, diremos que tal importância é igual a S (Salário). Então: S. (1 + 1,6) = 2,6. S. O salário-base ficará MULTIPLICADO por 2,6, quando acrescido em 160%.
Resposta: letra b.

(Concurso Público) Uma impressora laser realiza um serviço em 7 horas e meia, trabalhando na velocidade de 5.000 páginas por hora. Outra impressora, da mesma marca, mas de modelo diferente, trabalhando na velocidade de 3.000 páginas por hora, executará o serviço em:
a) 10 horas e 20 min
b) 11 horas e 20 min
c) 11 horas e 50 min.
d) 12 horas e 30 min
e) 12 horas e 50 min.

Solução:
Uma regra de três simples INVERSAS resolve o problema. Lembre-se SEMPRE de que regras de três envolvendo VELOCIDADE são sempre INVERSAS! Devemos observar que se quando aumentamos a velocidade o tempo diminui ou quando diminui a velocidade o tempo aumenta. Assim, Tempo velocidade 7,5   para    5000
 X    para    3000 sendo inversa, temos: x = 5000 . 7,5 / 3000 = 12,5
Que corresponde a 12 horas e 30 minutos.


(QUESTÃO VESTIBULAR) Determinar o número que é preciso somar aos termos da fração 7/17, para se obter a fração 3/4:
a) 5
b) -10
c) 12
d) 18
e) 23

Solução: devemos adicionar “x” ao numerador e denominador da fração 7/17, ficando:
7 + x / 17 + x = 3/4 fazendo a proporção (meio por extremos), temos: 28 + 4x = 51 + 3x x = 23

(QUESTÃO VESTIBULAR) Há 19 anos, uma pessoa tinha um quarto da idade que terá daqui a 14 anos. A idade da pessoa, em anos, está hoje entre:
a) 22 e 26
b) 27 e 31
c) 32 e 36
d) 37 e 41
e) 42 e 46

Solução:
Seja “x” a idade dessa pessoa hoje. Desta forma, podemos escrever a seguinte equação:
x – 19 = 1/4 (x + 14)
x = 30


(QUESTÃO VESTIBULAR) Considere os seguintes números:
I. 0,010101...
II. 0,010010001...
III. 0,123412341234
Quais são números racionais?
a) Apenas I 
b) Apenas I e II 
c) Apenas I e III
d) Apenas II e III 
e) I, II e III

Solução:
I.CORRETO!
0,010101... =1/99

II. INCORRETO! O nº 0,01001000100001... não pode ser escrito na forma p/q

III. CORRETO! Apesar de não conter as “reticências” no final do nº, indicando que se trata de uma dízima periódica, o nº (mesmo na forma dada) pode ser escrito como:
123412341234/1000000000000

(Concurso Público) Uma criação de coelhos, a cada quatro meses, aumenta em 100%. No final de um ano, a população dessa criação, em relação à população existente no seu início, representa um percentual de:
a) 300%
b) 400%
c) 600%
d) 700%
e) 800%

Solução: Imagine que você tenha 10 coelhos nos 4 primeiros meses. Sabendo que um ano vai ocorre um aumento de 3 vezes, pois 1 ano = 12 meses / 4 = 3 quadrimestres. Portanto, início 100 coelhos, no 1º dobra vai para 200, no 2º dobra o que tinha e vai para 400 e no 3º dobro o que tinha e vai para 800. Considerando 100 coelhos um todo = 100%, assim, podemos dizer que ficamos no final com 800%.


(Concurso Público) Em um dado teste, a média de uma turma é 80. Sabendo-se que 10% da turma obteve nota 95 e 20% obteve nota 90, qual é a nota média do restante da turma?
a) 65
b) 70
c) 72,5
d) 75
e) 77,5

Solução:
Ora, se 10% da turma obteve nota 95, 20% obteve nota 90, então os outros 70% obtiveram média “X”. Podemos, então, escrever a equação:
Devemos observar que 10% = 0,1 e 20% = 0,2, portanto 70% = 0,7
0,1 . 95 + 0,2 . 90 + 0,7 . X = 80 9,5 + 18 + 0,7 . X = 80 0,7 . X = 80 - 27,5 x = 52,5 / 0,7 = 75





(Concurso Público) Qual a razão que é igual a 2/7 e cujo antecedente seja igual a 8.

Solução:
Razão é uma relação de uma fração, e antecedente é o numerador. Assim, onde: 2/7 = 8/x. Resolvendo a proporção, temos: 2x = 56 x = 28

(Concurso Público) O valor de . Quando x = 81 , é :
a) 30              
b) 31              
c) 35              
d) 36              
e) 38

Solução:
Faça a substituição de x por 81, observando que todo número elevado a zero é igual a 1, toda potencia fracionária se transforma em uma raiz e todo expoente negativo indica que a base é invertida. Portanto, usando estes conceitos realize a operação da expressão acima.
2. 1 + raiz 4 de 81 elevado a 3 + 18 vezes 81 invertido e tirando a raiz por 2. Tenha em mente que – 0,5 devemos transforma em fração - 0,5 = - ½ e continuar as operações.
Ficando: 2.1 + 33 + 18 . 1/9 2 + 27 + 2 = 31

(Concurso Público) A metade de  é:
a)              
b)              
c)               
d)              
e)

Solução:
A metade de 410 é: 410 / 2 fatorando a base 4 para 2 220 / 2 fazendo a propriedade da potenciação , que base iguais na divisão mantém a base e diminui o expoente, assim temos: 219

(Concurso Público COPEVE – CASAL) O valor da expressão  é :
a) 3600         
b) 3060         
c) 900            
d) 360           
e) 36

Solução:
Resolva a expressão numérica transformando os números decimais em potencia de 10. Assim, utiliza as propriedades da potenciação de bases iguais: na multiplicação mantém a base soma os expoentes e na divisão mantém a base e diminui os expoentes.

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