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Maceió, Alagoas, Brazil
Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, área temática Educação Matemática (UFAL). Especialista nos Cursos de Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF), Supervisão Escolar (UFRJ) e Formação em Mídias na Educação (UFAL). Graduado em Licenciatura Plena no Cursos de Matemática (UNIR) e em Pedagogia (UNIR). Técnico Superior em Tecnologia Naval pela Universidad Autónoma Técnica Del Beni na Bolívia. Professor Ensino Médio/Fundamental do Estado de Alagoas (SEDUC/1GERE) Escola Estadual Prof. Benedito Morais na disciplina de Matemática, Ensino Fundamental na Escola Municipal Padre Pinho de Maceió/AL disciplina de Matemática e no Ensino Superior atuo como Professor nos Cursos de Administração Pública a Distância, Biologia e Hotelaria nas Disciplinas Matemática para Administradores/Matemática Básica/Matemática Financeira/Estatística Aplicada pela UAB/IFAL/CAPES. Membro do Núcleo Estruturante do Curso de Administração Pública a Distância pela UAB/IFAL (PROEN/DEAD). Temas pesquisas: Educação, Educação matemática, Formação docente e Ensino da matemática. Avaliador de Curso pelo MEC/INEP.

domingo, 24 de abril de 2011

Universidades públicas poderão elaborar as questões do Enem

Universidades públicas poderão elaborar as questões do Enem
29/03/2011 - 13:47

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou na edição de ontem, 28 de março, do Diário Oficial da União uma chamada pública convocando as instituições públicas de ensino superior para elaborar e revisar questões para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A chamada é válida para as todas as instituições públicas, incluindo federais, estaduais e municipais. As universidades interessadas em participar do processo podem se cadastrar de 30 de março ao dia 15 de abril, pela internet.
Após o cadastramento, o Inep oferecerá capacitação aos coordenadores-gerais e coordenadores de área sobre os pressupostos teóricos e metodológicos sobre avaliação em larga escala, instrumentos de medida, matrizes de referência, elaboração e revisão de itens. Somente após as capacitações as instituições estarão credenciadas a participar do trabalho.
Objetivo
A intenção do Inep é aumentar o número de questões do Banco Nacional de Itens (BNI) em menos tempo e transferir às universidades públicas conhecimentos sobre avaliações em larga escala. A meta é que o BNI tenha, no mínimo, 20 mil itens por área do conhecimento.
Cada prova do Enem é composta por 45 questões de quatro áreas do conhecimento, totalizando 180 itens. Até o Enem 2010, as questões eram elaboradas por professores ou especialistas contratados diretamente pelo Inep.
Comentários:
Acredito que é de suma importância aumentar o leque de pessoas e instituições que executam e formule as questões e fomentem  o banco de questões, e,  assim, podemos ter uma melhor contextualização regional da prova do ENEM.
Prof. Allan Gomes

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