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Maceió, Alagoas, Brazil
Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, área temática Educação Matemática (UFAL). Especialista nos Cursos de Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF), Supervisão Escolar (UFRJ) e Formação em Mídias na Educação (UFAL). Graduado em Licenciatura Plena no Cursos de Matemática (UNIR) e em Pedagogia (UNIR). Técnico Superior em Tecnologia Naval pela Universidad Autónoma Técnica Del Beni na Bolívia. Professor Ensino Médio/Fundamental do Estado de Alagoas (SEDUC/1GERE) Escola Estadual Prof. Benedito Morais na disciplina de Matemática, Ensino Fundamental na Escola Municipal Padre Pinho de Maceió/AL disciplina de Matemática e no Ensino Superior atuo como Professor nos Cursos de Administração Pública a Distância, Biologia e Hotelaria nas Disciplinas Matemática para Administradores/Matemática Básica/Matemática Financeira/Estatística Aplicada pela UAB/IFAL/CAPES. Membro do Núcleo Estruturante do Curso de Administração Pública a Distância pela UAB/IFAL (PROEN/DEAD). Temas pesquisas: Educação, Educação matemática, Formação docente e Ensino da matemática. Avaliador de Curso pelo MEC/INEP.

terça-feira, 19 de abril de 2011


PROJETO: Cursinho Popular Instituto
Cursinho popular
Responsável: Allan Gomes dos Santos
Contatos: (82) 3033-7009 / (82) 9993-0550
Resumo: Projeto ajuda os estudantes a entrarem nas universidades públicas e privadas, preparatório para o ENEM e concursos públicos.
Apresentação do Projeto
Hoje em dia todos nós sabemos que os conhecimentos adquiridos no decorrer do ensino médio, sobretudo se levarmos em conta o nível de formação das escolas estaduais e municipais, não são suficientes para garantir o ingresso em uma Universidade pública.
Os alunos que freqüentam escolas particulares têm, em sua maioria, condições de pagar um cursinho pré-vestibular que lhes favorecerá na concorrência pelas vagas nas Universidades públicas/privadas e o ENEM. Já o aluno da rede pública muitas vezes não tem essa mesma oportunidade e, ainda que tente estudar para os exames por conta própria, acaba perdendo as vagas para aqueles que tiveram condições de fazer um ou mais anos de cursinho.
Com o intuito de diminuir as diferenças e na tentativa de fazer com que o ingresso seja em Universidade pública ou privada ou na aprovação do ENEM ou, ainda, na conquista de uma aprovação nos concursos públicos, seja mais justa e menos elitista é que criamos o Cursinho Popular Instituto.
Trata-se de um projeto absolutamente sem fins lucrativos e sem vínculos de caráter religioso, político, racial. Ele tem como objetivo principal propiciar, principalmente às pessoas desfavorecidas sócio-economicamente, os conhecimentos exigidos nos principais exames de vestibulares/ENEM/Concursos Públicos.
O objetivo do Cursinho Popular Instituto é estimular o senso crítico de seus alunos, através da troca ativa de conhecimento, favorecendo o reconhecimento destes alunos perante a sociedade, como sujeitos capazes de transformá-la quando preciso.

O que é:
 
             O Projeto Popular do Cursinho Instituto é uma iniciativa pessoal do professor de matemática Allan Gomes dos Santos da Escola Estadual José Correa Titara, sitiada na 15ªcre CEPA, que tem como objetivo principal dar oportunidade de um fortalecimento nos conhecimento da área de matemática. O projeto baseia-se principalmente nos princípios dos modelos construtivistas, permitindo a construção de uma aprendizagem científica baseada na observação, na discussão dos conteúdos e no fortalecimento do conhecimento que existente dentro de cada alunado, assim, concebendo de forma direta e indireta uma aprendizagem “sólida” e estruturada dos conhecimentos matemáticos.
                 Portanto, Projeto Popular do Cursinho é totalmente fundamentado na descoberta (observação e experiência) e na criação (criatividade e imaginação), estimulados através da mudança de postura do fazer observar a aula sem copiar, criando atitudes de discussão e construção dos conhecimentos através do fortalecimento do que se ver e ouve com o que já é do seu conhecimento nato. O fazer ou estimulo a interação entre si através de seus conhecimentos e o saber compartilhar em sala de aula como perguntar suas dúvidas ou angustias o fará construir o verdadeiro aprendizados na área de matemática tão combatida como sendo difícil. O Projeto propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa pessoal, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. O Cursinho Popular enfatiza a importância do errar, do falar, da atitude, e busca não caracterizar como um tropeço, mas como um trampolim na rota da aprendizagem, tratando a rigidez nos procedimentos do ensino da matemática, como uma forma lúdica, descontraída e construtiva, onde de repente o alunado percebe que pode e consegue aprender a matemática de forma e atitude diferente.
                    O projeto é constituído por um professor formado na área de matemática, que visa à divulgação do ensino da matemática de forma mais didática e pedagógica, com busca na modelagem da Educação Matemática. O Projeto conta com o apoio dos setores da Direção e Coordenação da referida escola acolhedora. Na direção gestora temos o coordenador geral o Prof. Flávio e no apoio pedagógico do setor coordenação pedagógica a Profª. Raquel.


Objetivos:

             Tendo em vista que toda ação pedagógica é também uma ação cidadã, nossos objetivos primeiros são:

              1. Ser um movimento social que busca a transformação da sociedade através de uma educação popular;

               2. Atuar com os educandos buscando o seu acesso às universidades públicas através:
Do estudo de conteúdos abordados no Ensino Médio; e
               3. Oferecer  aulas  gratuitas  e  de  qualidade a jovens e adultos, a  fim  de fomentar   a percepção da importância da construção do conhecimento na formação de cidadãos críticos pró-ativos, conscientes das diferenças e de seus desafios sociais, além de auxiliá-los na preparação para o ENEM, para os vestibulares das melhores universidades públicas brasileiras, e  por    que não, conseguir  aprovação nos concursos públicos. 

Finalidade:
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              O Projeto Cursinho Popular tem como finalidade oferecer vagas a alunos oriundos majoritariamente da rede pública de ensino do município de Maceió, Estado de Alagoas em um curso preparatório pré-vestibular (Cursinho Popular) que visa complementar a formação de nível médio, proporcionando aos alunos a preparação necessária para os exames vestibulares de ingresso às universidades públicas e privadas, preparatório para o ENEM e realizações de concursos públicos. Este projeto de Cursinho Popular visa atender a uma população comprovadamente carente de recursos financeiros e educacionais, muitas vezes com baixa auto-estima. O trabalho no Cursinho Popular é duplo: ensinar a matéria de matemática para o vestibular e construir conjuntamente com os alunos novas perspectivas e horizontes.  A importância do Ensino Superior deve ser algo estimulado entre os alunos do Ensino Médio da Rede Pública. Sabemos que nem todos querem seguir o caminho para a universidade, mas todos devem ter a mesma oportunidade e possibilidade de ingresso. Por isto, este projeto deve ser considerado uma iniciativa de crescimento pessoal e realização pessoal do educador responsável. A atuação da gestão da Escola José Correa Titara na manutenção desse tipo de projeto só corrobora em uma visão empreendedora e acertada na construção não somente do conhecimento, mas de um aluno cidadã, pois a universidade é importante na formação de profissionais adequadamente preparados e capacitados para exercer uma determinada profissão. A garantia de seu acesso por parte do setor da coordenação também pode ser visto como uma atitude corajosa na luta contra as desigualdades sociais e econômicas existentes em nossa sociedade.


Metodologia:

Do processo de seleção:
                Consiste em uma divulgação da proposta do projeto, através de exposição oral e cartazes na escola, convidando para participarem das aulas de forma gratuita. Poderão assistir à aula os alunos matriculados na escola, qualquer turno, e qualquer outro aluno pertencente à rede pública. 

Do Funcionamento:
          O Cursinho funciona dentro da Escola Estadual José Correa Titara (Instituto de Educação), na sala de informática.  As aulas acontecem no sábado, das 15h às 18h30min. Domingos poderão ser esporadicamente utilizados para plantões de dúvidas, aulas temáticas, simulados, etc.
O professor instrutor é formado em Licenciatura Plena em Matemática com Mestrado em Modelagem Computacional (Área atuação: Educação Matemática).


Das Práticas Pedagógicas:
            As aulas são na área de Matemática, onde são aulas temáticas que reconstroem a base de construção de aprendizagem desta área de conhecimento sobre a realidade. Essa formação diferenciada propicia que os educandos se tornem mais autônomos na busca do conhecimento, portanto menos passivos no processo ensino-aprendizagem.

Público alvo:
              Jovens e adultos da área urbana da Grande Maceió e do interior do Estado.

Estrutura Organizacional:
                Abaixo um organograma do sistema organizacional do Cursinho Popular Instituto.
Coordenadores/Professor:
Prof. Flavio
Coordenador Geral

Prof. Raquel
Coordenadora Pedagógica

Prof. Allan Gomes dos Santos
Professor de Matemática


Material didático:

                        O Cursinho Popular desenvolve o seu próprio material didático que é elaborado pelo professor instrutor. Este material é cedido gratuitamente às atividades de aula. Dessa maneira, consideramos que o critério central para avaliação de nosso trabalho é a evolução crítica do estudante, além do desenvolvimento das habilidades de reflexão.


3 comentários:

  1. eu gostaria de assistir as aulas, só que tenho compromisso até as 16 horas do sábado, funciona aos domingos?

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