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Maceió, Alagoas, Brazil
Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, área temática Educação Matemática (UFAL). Especialista nos Cursos de Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF), Supervisão Escolar (UFRJ) e Formação em Mídias na Educação (UFAL). Graduado em Licenciatura Plena no Cursos de Matemática (UNIR) e em Pedagogia (UNIR). Técnico Superior em Tecnologia Naval pela Universidad Autónoma Técnica Del Beni na Bolívia. Professor Ensino Médio/Fundamental do Estado de Alagoas (SEDUC/1GERE) Escola Estadual Prof. Benedito Morais na disciplina de Matemática, Ensino Fundamental na Escola Municipal Padre Pinho de Maceió/AL disciplina de Matemática e no Ensino Superior atuo como Professor nos Cursos de Administração Pública a Distância, Biologia e Hotelaria nas Disciplinas Matemática para Administradores/Matemática Básica/Matemática Financeira/Estatística Aplicada pela UAB/IFAL/CAPES. Membro do Núcleo Estruturante do Curso de Administração Pública a Distância pela UAB/IFAL (PROEN/DEAD). Temas pesquisas: Educação, Educação matemática, Formação docente e Ensino da matemática. Avaliador de Curso pelo MEC/INEP.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Prof. Msc. Allan Gomes dos Santos
Meu Blog: professorallangomes.blogspot.com (VAMOS VISITAR!!!!!!)

1) (TÉC.JUD-FCC) Uma empresa gerou um lucro de R$ 420 000,00, que foi dividido entre seus três sócios, da seguinte maneira: a parte recebida pelo primeiro está para a do segundo assim como 2 está para 3; a parte do segundo está para a do terceiro assim como 4 está para 5. Nessa divisão, a menor das partes é igual a:
(A) R$ 80 000,00                
(B) R$124 000,00
(C) R$ 96 000,00    
(D) R$144 000,00
(E) R$120 000,00   
Resolução: Primeiro observamos que 420.000,00 foi dividido em três partes, onde podemos chamar de a, b e c. Pelo que diz o problema a a/b = 2/3 e b/c = 4/5. Sabemos que a + b + c = 420.000. Resolvendo as proporções dadas, onde a/b = 2/3 é igual a 3a = 2b ou a = 2b/3 e b/c = 4/5 é igual 5b = 4c ou c = 5b/4. Substituindo a equação principal a + b + c = 420.000, ficamos: no lugar do a coloca 2b/3,  repete o b e no lugar do c coloca 5b/4. Tirando o m.m.c teremos que 35b = 5040.000 onde b = 144.000. O a será 96.000 e o c = será 180.000.


2) (FUVEST) Numa certa população 18% das pessoas são gordas , 30% dos homens são gordos e 10% das mulheres são gordas . Qual a porcentagem de homens na população?
a) 30%
b) 35%
c) 40%
d) 45%
e) 50%
Resolução: Devemos construir um sistema de equações com os dados propostos. A primeira equação se daria com a soma de homens e mulheres é igual a 100% que é o mesmo que 1. Então, H + M = 1. A segunda equação nos fala das pessoas gordas entre homens e mulheres, portanto, 30% = 0,3 dos homens são gordos e 10% = 0,1 das mulheres são gordas. Então, 0,3H + 0,1M = 0,18, 18% = 0,18 da população é gorda.
Assim, temos:
H + M = 1  (multiplica por -0,3 todos os termos) fica: -0,3H -0,3M = -0,3
0,3H + 0,1M = 0,18                                                      0,3H + 0,1M = 0,18 (corta 0,3H com -0,3H)
Ficando:
-0,2M = -0,12  Implica que M = 0,12/0,2 = 0,6 = 60% de mulheres. Portanto, a porcentagem de homens é 40%.


3) (TÉC.JUD-FCC) Para pagar uma despesa no valor de R$ 96,00, uma pessoa usou apenas notas de 2 reais e 5 reais, num total de 30 cédulas. A razão entre o número de notas de 2 reais e o de 5 reais, nossa ordem, é:
(A) 2/3                       
(B) 3/2
(C) 5/6                        
(D) 5/3                      
(E) 7/2
Resolução: Temos outra questão de sistema de equações. Assim, podemos chamar a quantidade de notas de 2 reais de x e as de 5 reais de y. A equação principal nos diz que somando as quantidades de x + y = 30. Agora com o que nos diz sobre os valores, podemos definir que 2x (valor x quantidade) + 5y (valor x quantidade) = 96,00. Portanto, podemos resolver o sistema.
x + y = 30 (vamos multiplicar por -2 para eliminar o x) = -2x -2y = -60
2x + 5y = 96 (vamos manter ou repetir)                               2x + 5y = 96 (eliminando o -2x com 2x)
Teremos: 3y = 36implica que y = 12 (quantidade de notas de 5), e, assim, a quantidade de 2 reais é 30 – 12 = 18 notas de 2 reais.
A resposta nos fala de razão, e razão é uma relação de duas medidas na forma de fração, onde o problema fala primeiro em 2 reais (ficando no numerador) e depois de 5 reais (ficando no denominador). Portanto, ficará: 18/12 (simplificando por 6) = 3/2.


4) (FUVEST) O salário de Antônio é 90% do de Pedro . A diferença entre os salários é de R$ 500,00. O salário de Antônio é:
a) R$ 5500,00
b) R$ 4500,00
c) R$ 4000,00
d) R$ 5000,00
e) R$ 3500,00
Resolução: Vamos chamar o salario de Antonio = a e de Pedro = b. Não devemos esquecer que 90% = 0,9. Portanto, podemos dizer que pelo que diz o problema a = 0,9b. Também, menciona que a – b = 500,00. Fazendo a substituição de a por 0,9b, teremos que: 0,9b – b = 500. Onde,
0,1b = 500, assim b = 5000,00. Então, a = 0,9b, onde 0,9x 5.000= 4.500,00.


5) Uma roda de 30 dentes engrena com outra de 25 dentes. Quantas voltas dará esta primeira quando a segunda der 175 voltas.
a) 10 voltas
b) 110 voltas
c) 210 voltas
d) 310 voltas
e) 410 voltas
Resolução: Se prestarmos observação sobre a relação entre a segunda roda com seu numero de dentes e o numero de voltas, podemos definir que 175/25 = 7. Se há uma engrenagem entre as duas rodas, podemos definir que a relação entre a primeira roda com seu numero de dentes para o numero de voltas, onde teremos 30x7= 210 voltas.

  
6) (TÉC.JUD-FCC) O estoque de determinado produto de um laboratório tem previsão de duração de 18 dias a partir desta data. Porém, o fabricante avisou que vai atrasar em 9 dias a próxima entrega do produto, obrigando assim o laboratório a programar uma redução no consumo diário anterior. Supondo que a redução do consumo seja a mesma todos os dias, a razão entre o novo consumo diário e o previsto inicialmente é:
(A) 5/6                       
(B) 2/3
(C) 3/4                      
(D) 1/2                      
(E) 1/3
Resolução: Devemos entender mais uma vez o que é razão: A palavra razão vem do latim ratio, e significa "divisão". Também, é uma relação entre duas grandezas de um mesmo tipo, expressa geralmente como "a para b", a:b ou a/b, e algumas vezes representada aritmeticamente como um quociente adimensional das duas quantidades que indica explicitamente quantas vezes o primeiro número contém o segundo (não necessariamente um inteiro). Nesta situação, podemos dizer que no problema temos que quando vai atrasar mais 9 dias, então, passaremos a ter 27 dias de consumo. Portanto, o novo consumo diário será 1/27 e o antigo consumo era de 1/18. Fazendo a razão entre eles, teremos 1/27 dividido por 1/18, onde mantem a primeira fração e multiplica pelo inverso da segunda fração, ficando 18/27 que simplificando por 9 implica em 2/3.



7) (FGV) Duas irmãs , Ana e Lúcia , têm uma conta de poupança conjunta . Do total do saldo, Ana tem 70% e Lúcia 30%. Tendo recebido um dinheiro extra, o pai das meninas resolveu fazer um depósito exatamente igual ao saldo na caderneta. Por uma questão de justiça , no entanto , ele disse às meninas que o depósito deveria ser dividido igualmente entre as duas. Nessas condições, a participação de Ana no novo saldo:
a) diminui para 60%
b) diminuiu para 65%
c) permaneceu em 70%
d) aumentou para 80%
e) é impossível de ser calculada se não conhecermos o valor
Resolução: É uma questão confusa, mas podemos resolver da seguinte forma. 100% (um todo) foi dividido em duas partes de 70% para Ana e 30% para Lúcia. Se o pai depositar mais um inteiro, ou seja, mais 100% irá dividir 50% para Ana e o outro 50% para Lúcia. Portanto, teremos 200% (valor total agora), sendo que Ana terá 120% e Lúcia 80%. Fazendo uma proporção para Ana, onde:  200% -------- 100%
           120% --------   x         Assim, x = 120 . 100/ 200 = 60%
Mas, isso trabalhando com o acréscimo de um todo. Agora se acrescentarmos valores aleatórios teremos valores que vão baixando para uma e subindo para outra.


8) (QUESTÃO ENEM – 2011) Uma equipe de especialistas do centro meteorológico de uma cidade mediu a temperatura do ambiente, sempre no mesmo horário, durante 15 dias intercalados, a partir do primeiro dia de um mês. Esse tipo de procedimento é frequente, uma vez que os dados coletados servem de referência para estudos e verificação de tendências climáticas ao longo dos meses e anos. As medições ocorridas nesse período estão indicadas no quadro:
Em relação à temperatura, os valores da média, mediana e moda são, respectivamente, iguais a:
A) 17°C, 17°C e 13,5°C.
Dia do Mês
Temperatura ºC
1
15,5
3
14
5
13,5
7
18
9
19,5
11
20
13
13,5
15
13,5
17
18
19
20
21
18,5
23
13,5
25
21,5
27
20
29
16
B) 17°C, 18°C e 13,5°C.
C) 17°C, 13,5°C e 18°C.
D) 17°C, 18°C e 21,5°C.
E) 17°C, 13,5°C e 21,5°C.
Resolução: A média é a soma de todos os elementos, dividido
pelo numero de elementos. Mas, observamos que ela é igual
em todas as questões (17), não precisava calcular. A mediana
devemos colocar os elementos em ROL, ou seja, em ordem
crescente ou decrescente, onde verificamos que ficaria:
13,5; 13,5; 13,5; 13,5, 14; 15,5; 16; 18; 18; 18,5; 19,5; 20; 20;
20; 21,5. Achando o elemento central, seria o 18. A moda é o
elemento de maior frequência, ou seja, que mais se repete,
onde teremos 13,5.





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