Quem sou eu

Minha foto
Maceió, Alagoas, Brazil
Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, área temática Educação Matemática (UFAL). Especialista nos Cursos de Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF), Supervisão Escolar (UFRJ) e Formação em Mídias na Educação (UFAL). Graduado em Licenciatura Plena no Cursos de Matemática (UNIR) e em Pedagogia (UNIR). Técnico Superior em Tecnologia Naval pela Universidad Autónoma Técnica Del Beni na Bolívia. Professor Ensino Médio/Fundamental do Estado de Alagoas (SEDUC/1GERE) Escola Estadual Prof. Benedito Morais na disciplina de Matemática, Ensino Fundamental na Escola Municipal Padre Pinho de Maceió/AL disciplina de Matemática e no Ensino Superior atuo como Professor nos Cursos de Administração Pública a Distância, Biologia e Hotelaria nas Disciplinas Matemática para Administradores/Matemática Básica/Matemática Financeira/Estatística Aplicada pela UAB/IFAL/CAPES. Membro do Núcleo Estruturante do Curso de Administração Pública a Distância pela UAB/IFAL (PROEN/DEAD). Temas pesquisas: Educação, Educação matemática, Formação docente e Ensino da matemática. Avaliador de Curso pelo MEC/INEP.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Vamos intensificar nossos estudos para o ENEM/2012


Enem: 5,7 milhões farão o 




exame, que acontece nos 




dias 3 e 4 de novembro



Inep preparou um manual de redação para orientar os candidatos, confira


Candidatos no Enem 2012 (Foto: Divulgação)Candidatos fazendo o Enem (Foto: Divulgação)
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado anualmente desde 1998, ganhou novo formato em 2009: passou ser realizado em dois dias, em um total de 10 horas de prova. Com 180 questões e uma redação, o exame é divido em quatro grupos de conteúdo, cada um com 45 questões: Ciências Humanas; Ciências da Natureza; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática.
Além do maior número de questões, o Enem passou a ser utilizado como prova de acesso ao Ensino Superior em universidades públicas brasileiras; e para a o recebimento de bolsas de estudo em universidades particulares, através do ProUni. O exame também pode ser usado para obtenção de financiamentos através do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.
O Enem, que só aceita inscrições pela internet, recebeu mais de 6,4 milhões de pré-inscrições, entre 28 de maio e 15 de junho. Para confirmar a inscrição, os pré-inscritos precisaram pagar uma taxa de R$ 35,00 (mesmo valor dos últimos anos) ou então pedir isenção da taxa. Os alunos que cursaram o último ano do Ensino Médio em escola pública ou informaram não ter condições de arcar com o valor, podem ter sua isenção deferida pelo Inep, e ficam dispensados do pagamento da taxa. Após o encerramento do prazo de pagamento, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão que organiza o Enem, contabilizou cerca de 5,7 milhões de inscritos na prova de 2012.
Candidato fazendo prova anterior do Enem (Foto: Divulgação)Candidato realiza a prova anterior do Enem
(Foto: Divulgação)
Um cartão de confirmação contendo local, data e horário da prova, além da opção de língua estrangeira, chegará no endereço de cada candidato até o dia 26 de outubro. O exame acontece nos dias 3 e 4 de novembro, em todo o território nacional. Às 13h do sábado, dia 3, serão realizadas as provas de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Ciências da Natureza (Química, Biologia e Física), com 90 questões. No domingo, às 13h, serão realizadas a Redação e as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática. No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e meia para a realização da prova e a marcação do  cartão resposta e no segundo, cinco horas e meia.
É importante ficar atento à redação, que deve ser de tipo dissertativo-argumentativo. A nota da redação, assim como as quatro outras provas do Enem, varia de zero a mil pontos. O Inep preparou um manual de redação para os candidatos. "A redação no Enem 2012 – Guia do participante” é um documento que explica a nova forma de correção da prova e dá exemplos de redações comentadas. Os textos presentes no manual  tiveram nota máxima no Enem 2011. Confira o documento disponibilizado pelo site G1.
Segundo o calendário do Enem divulgado pelo Inep, o gabarito será divulgado no site do exame no dia 7 de novembro e o resultado final, no dia 28 de dezembro. Com o resultado do exame, os alunos poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), onde poderão concorrer a uma vaga em universidades públicas do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário