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Maceió, Alagoas, Brazil
Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, área temática Educação Matemática (UFAL). Especialista nos Cursos de Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF), Supervisão Escolar (UFRJ) e Formação em Mídias na Educação (UFAL). Graduado em Licenciatura Plena no Cursos de Matemática (UNIR) e em Pedagogia (UNIR). Técnico Superior em Tecnologia Naval pela Universidad Autónoma Técnica Del Beni na Bolívia. Professor Ensino Médio/Fundamental do Estado de Alagoas (SEDUC/1GERE) Escola Estadual Prof. Benedito Morais na disciplina de Matemática, Ensino Fundamental na Escola Municipal Padre Pinho de Maceió/AL disciplina de Matemática e no Ensino Superior atuo como Professor nos Cursos de Administração Pública a Distância, Biologia e Hotelaria nas Disciplinas Matemática para Administradores/Matemática Básica/Matemática Financeira/Estatística Aplicada pela UAB/IFAL/CAPES. Membro do Núcleo Estruturante do Curso de Administração Pública a Distância pela UAB/IFAL (PROEN/DEAD). Temas pesquisas: Educação, Educação matemática, Formação docente e Ensino da matemática. Avaliador de Curso pelo MEC/INEP.

sábado, 18 de agosto de 2012

AULA DIA 18/AGOSTO/2012 - Questões concursos e revisões gerais


AULA CURSINHO INSTITUTO – DIA 04/AGOSTO/2012.
Prof. Msc. Allan Gomes dos Santos
Meu Blog: professorallangomes.blogspot.com
1) (Insper 2009)  O valor de é igual a
a) .   
b) .   
c) .   
d) .   
e) .   

2) (Ulbra 2012)  Preocupados com o lucro da empresa VXY, os gestores contrataram um matemático para modelar o custo de produção de um dos seus produtos. O modelo criado pelo matemático segue a seguinte lei: C = 15000 – 250n + n2, onde C representa o custo, em reais, para se produzirem n unidades do determinado produto. Quantas unidades deverão ser produzidas para se obter o custo mínimo?
a) – 625.   
b) 125.   
c) 1245.   
d) 625.   
e) 315.

3) (Insper 2009)  Uma empresa possui 1.000 funcionários. No último ano, foram realizadas 2.000 reuniões internas nessa empresa (ou seja, reuniões em que todos os participantes são funcionários). Assim, é correto concluir que nesse ano, necessariamente,
a) Todos os funcionários da empresa participaram de no mínimo duas reuniões internas.   
b) Houve funcionários da empresa que participaram de uma única reunião interna.   
c) Houve reuniões internas na empresa com apenas dois participantes.   
d) Houve no mínimo duas reuniões internas na empresa com números de participantes diferentes.   
e) Houve no mínimo duas reuniões internas na empresa com o mesmo número de participantes.   
  
4) (Uespi 2012)  No quadrado a seguir, são iguais as somas dos elementos de cada uma das linhas, de cada uma das colunas e das diagonais. Além disso, os números que aparecem nos quadrados são os naturais de 1 até 16.

7
12
A
14
2
B
8
11
16
3
10
D
C
6
15
4

Quanto vale A + B + C + D?
a) 28   
b) 30   
c) 32   
d) 34   
e) 36   

5) (Enem cancelado 2009)  Considere que as médias finais dos alunos de um curso foram representadas no gráfico a seguir.


Sabendo que a média para aprovação nesse curso era maior ou igual a 6,0, qual foi a porcentagem de alunos aprovados?
a) 18%   
b) 21%   
c) 36%   
d) 50%   
e) 72%   

6) (Uerj 2013) Em um laboratório, duas torneiras enchem dois recipientes, de mesmo volume V, com diferentes soluções aquosas. Observe os dados da tabela:

Recipiente
Solução
Tempo de enchimento (s)
R1
ácido clorídrico
40
R2
hidróxido de sódio
60

O gráfico abaixo mostra a variação do volume do conteúdo em cada recipiente em função do tempo.

 
Considere que as duas torneiras foram abertas no mesmo instante a fim de encher um outro recipiente de volume V. O gráfico que ilustra a variação do volume do conteúdo desse recipiente está apresentado em:
a)    
b)    
c)    
d)    

  
7) (Insper 2009)  Para decorar uma caixa com a forma de paralelepípedo reto retângulo, uma pessoa colou algumas fitas sobre suas faces, como mostra a figura.




Cada fita foi colada, sem folga, ligando dois vértices opostos de uma mesma face, e havia fitas com comprimentos iguais a 10 cm,  cm e 17 cm. Portanto, o volume da caixa, em cm3, é:
a) 360.   
b) 540.   
c) 600.   
d) 720.   
e) 840.   
  
  
  
8) (Unesp 2006)  Um paciente recebe por via intravenosa um medicamento à taxa constante de 1,5 ml/min. O frasco do medicamento é formado por uma parte cilíndrica e uma parte cônica, cujas medidas são dadas na figura, e estava cheio quando se iniciou a medicação.


Após 4h de administração contínua, a medicação foi interrompida. Dado que 1 cm3 = 1 ml, e usando a aproximação , o volume, em ml, do medicamento restante no frasco após a interrupção da medicação é, aproximadamente, 
a) 120.    
b) 150.    
c) 160.    
d) 240.    
e) 360.   


Um comentário:

  1. não entendi porque b da 125 professor
    pode me ajudar?
    abraço

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