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Maceió, Alagoas, Brazil
Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, área temática Educação Matemática (UFAL). Especialista nos Cursos de Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF), Supervisão Escolar (UFRJ) e Formação em Mídias na Educação (UFAL). Graduado em Licenciatura Plena no Cursos de Matemática (UNIR) e em Pedagogia (UNIR). Técnico Superior em Tecnologia Naval pela Universidad Autónoma Técnica Del Beni na Bolívia. Professor Ensino Médio/Fundamental do Estado de Alagoas (SEDUC/1GERE) Escola Estadual Prof. Benedito Morais na disciplina de Matemática, Ensino Fundamental na Escola Municipal Padre Pinho de Maceió/AL disciplina de Matemática e no Ensino Superior atuo como Professor nos Cursos de Administração Pública a Distância, Biologia e Hotelaria nas Disciplinas Matemática para Administradores/Matemática Básica/Matemática Financeira/Estatística Aplicada pela UAB/IFAL/CAPES. Membro do Núcleo Estruturante do Curso de Administração Pública a Distância pela UAB/IFAL (PROEN/DEAD). Temas pesquisas: Educação, Educação matemática, Formação docente e Ensino da matemática. Avaliador de Curso pelo MEC/INEP.

sábado, 4 de agosto de 2012


AULA CURSINHO INSTITUTO – DIA 04/AGOSTO/2012.
Prof. Msc. Allan Gomes dos Santos
Meu Blog: professorallangomes.blogspot.com
(VAMOS VISITAR!!!!!!)
1. (G1 - ifpe 2012)  Alberto e Daniel são amigos e colecionadores de selos. Eles começaram a colecionar selos ao mesmo tempo. Alberto já está com 32 selos, enquanto Daniel tem 17. Sabendo que eles têm 8 selos em comum, quantos selos diferentes eles têm juntos?
a) 41   
b) 42   
c) 45   
d) 48   
e) 49   
  
2. (Ufsm 2012)  Os praticantes de exercícios físicos se preocupam com o conforto dos calçados utilizados em cada modalidade. O mais comum é o tênis, que é utilizado em corridas, caminhadas, etc. A numeração para esses calçados é diferente em vários países, porém existe uma forma para converter essa numeração de acordo com os tamanhos. Assim, a função  converte a numeração dos tênis fabricados no Brasil para a dos tênis fabricados nos Estados Unidos, e a função f(x) = 40x + 1 converte a numeração dos tênis fabricados nos Estados Unidos para a dos tênis fabricados na Coreia. A função h que converte a numeração dos tênis brasileiros para a dos tênis coreanos é
a)    
b)    
c)    
d)    
e)    
  
3. (Espm 2012)  Considere a operação  que consiste em tomar um número n que está no visor de uma calculadora, somá-lo com 12 e dividir o resultado por 5, aparecendo um novo número no visor. Após certo número de vezes que essa operação é repetida, nota-se que o número que aparece no visor não mais se altera, isto é, = n. Esse número é:
a) 3   
b) 2   
c) 5   
d) 7   
e) 1   
  
4. (Uftm 2012)  O quadrado mágico multiplicativo indicado na figura é composto apenas por números inteiros positivos. Nesse quadrado mágico, o produto dos números de cada linha, de cada coluna e de cada uma das duas diagonais principais dá sempre o mesmo resultado.


50

2
x

y

10
50

10

z
w

Nas condições dadas, x + y + z + w é igual a
a) 56.   
b) 58.   
c) 60.   
d) 64.   
e) 66.   
  
5. (Fgv 2012)  No triângulo retângulo abaixo, os catetos  e  medem, respectivamente, 2 e 3. A área do quadrado ARST é que porcentagem da área do triângulo ABC?

a) 42%   
b) 44%   
c) 46%   
d) 48%   
e) 50%   
  
6. (Insper 2012)  A média das idades dos seis jogadores titulares de um time de vôlei é 27 anos e a média das idades dos seis jogadores reservas é 24 anos. Devido a uma contusão, um dos jogadores titulares foi afastado da equipe. Com isso, um dos reservas assumiu seu lugar no sexteto titular, ficando a equipe com apenas cinco reservas. Após a substituição, a média das idades dos titulares caiu para 26 anos, enquanto a dos reservas subiu para 24,8 anos. A idade do jogador que foi afastado por contusão é
a) 26 anos.   
b) 27 anos.   
c) 28 anos.   
d) 29 anos.   
e) 30 anos.   
  
7. (G1 - ifce 2012)  Na embalagem de um pote de 320 g de geleia de amora, há a informação de que 60% do conteúdo é de fruta natural. Supondo-se que não haja perdas durante o processo de fabricação, serão necessários, para se produzir 20 desses potes, ____ quilogramas de amoras.
a) 2,72.   
b) 3,20.   
c) 3,84.   
d) 4,24.   
e) 5,60.   
  
8. (Fgv 2012)  Uma revista é vendida mensalmente por R$10,00 a unidade. A editora oferece a seguinte promoção para assinatura anual:
– Pague 12 revistas e receba 13.
– Sobre o preço a ser pago pelas 12 revistas, receba um desconto de 18,75%.
Um leitor que aproveitar a promoção terá um desconto por unidade igual a:
a) R$ 2,40   
b) R$ 2,50   
c) R$ 2,60   
d) R$ 2,70   
e) R$ 2,80   
  
9. (Fgv 2012)  Uma empresa estima um aumento de 15% na quantidade vendida de um produto em 2012, em relação a 2011. Se, no mesmo período, o preço por unidade vendida crescer 10%, o aumento em porcentagem da receita de 2012, em relação a 2011, será:
a) 25%   
b) 25,5%   
c) 26%   
d) 26,5%   
e) 27%   
  
10. (G1 - ifce 2012)  A soma dos quadrados dos três menores números primos vale
a) 14.   
b) 38.   
c) 64.   
d) 72.   
e) 100.   
  
11. (Ufpe 1996)  O custo C, em reais, para se produzir n unidades de determinado produto é dado por:
C = 2510 - 100n + n2.
Quantas unidades deverão ser produzidas para se obter o custo mínimo?
  
12. (Ufpe 1996)  Na figura a seguir temos o gráfico de uma função f(x) definida no intervalo fechado [-4, 4]. Com respeito à função g(x) = f() é incorreto afirmar:
 
a) O ponto (-4, -2) pertence ao gráfico de g.   
b) O gráfico de g é simétrico com relação ao eixo 0y das ordenadas.   
c) g(x) se anula para x igual a -3, -1, 1 e 3.   
d) g(-x) = g(x) para todo x no intervalo [-4, 4].   
e) g(x) ≥ 0 para todo x no intervalo [-4, 4].   
  
13. (Unesp 1996)  Considere duas funções, f e g, definidas no intervalo I = {x R ≤ x ≤ 5}, tais que f(1) =
g(1) = 0, f(3) . g(3) = 0 e f(5) > g(5). Representando o gráfico de f em linha cheia e o de g em linha tracejada, a figura que melhor se ajusta a esses dados é:
 
a)    
  
14. (Uel 1996)  Numa loja, os artigos A e B, juntos, custam R$ 70,00, dois artigos A mais um C custam R$ 105,00 e a diferença de preços entre os artigos B e C, nessa ordem, é R$ 5,00. Qual é o preço do artigo C?
a) R$ 20,00   
b) R$ 25,00   
c) R$ 30,00   
d) R$ 35,00   
e) R$ 40,00   

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