Quem sou eu

Minha foto
Maceió, Alagoas, Brazil
Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, área temática Educação Matemática (UFAL). Especialista nos Cursos de Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF), Supervisão Escolar (UFRJ) e Formação em Mídias na Educação (UFAL). Graduado em Licenciatura Plena no Cursos de Matemática (UNIR) e em Pedagogia (UNIR). Técnico Superior em Tecnologia Naval pela Universidad Autónoma Técnica Del Beni na Bolívia. Professor Ensino Médio/Fundamental do Estado de Alagoas (SEDUC/1GERE) Escola Estadual Prof. Benedito Morais na disciplina de Matemática, Ensino Fundamental na Escola Municipal Padre Pinho de Maceió/AL disciplina de Matemática e no Ensino Superior atuo como Professor nos Cursos de Administração Pública a Distância, Biologia e Hotelaria nas Disciplinas Matemática para Administradores/Matemática Básica/Matemática Financeira/Estatística Aplicada pela UAB/IFAL/CAPES. Membro do Núcleo Estruturante do Curso de Administração Pública a Distância pela UAB/IFAL (PROEN/DEAD). Temas pesquisas: Educação, Educação matemática, Formação docente e Ensino da matemática. Avaliador de Curso pelo MEC/INEP.

sábado, 11 de maio de 2013


Prof. Msc. Allan Gomes dos Santos
Meu Blog: professorallangomes.blogspot.com (VAMOS VISITAR!!!!!!)

1. (Prova Brasil de Matemática: espaço e forma)

 O desenho abaixo representa um sólido.
027-prova-brasil-mat-d2_01
Uma possível planificação desse sólido é
(A)
(B)
(C)
(D)
027-prova-brasil-mat-d2_02
027-prova-brasil-mat-d2_03
027-prova-brasil-mat-d2_04
027-prova-brasil-mat-d2_05

Resolução: Uma sugestão para decidir qual planificação se relaciona ao sólido proposto é observar o número de faces e seus posicionamentos no plano estão relacionados.


2. (GUARDA CIVIL-FCC)
A escala de um mapa rodoviário é de 1 para 2 500 000. Se a distância entre dois pontos nesse mapa é 25 mm, a distância real entre esses pontos, em km, é igual a:       

(A) 100            
(B) 10             
(C) 62,5        
(D) 6,25        
(E) 1
Resolução: Verificamos que as medidas de comprimento que se relacionam neste exemplo de mapa é mm (milímetro) e km (quilometro). Portanto, sabendo que 1mm no mapa representa 2.500.000mm na realidade vamos transformar 2.500.000mm em km que dá 2,5km (a vírgula volta 6 casas). Ou seja, 1mm no mapa representa 2,5km na realidade. Como a distancia no mapa é 25mm podemos multiplicar 25 x 2,5km para achar a realidade. Assim, teremos 62,5km.


3. (Concurso – COPEVE) Hoje tenho x anos e daqui a 20 anos minha idade será maior que duas vezes a que tenho hoje. Uma inequação que expressa esta situação é

A) x + 20 > 2x
B) x + 20 < 2x
C) x < 20 − 2x
D) x > 20 − 2x
Resolução: É uma questão de leitura do que tá acontecendo e, também, conhecer a simbologia de maior (>) (indica para frente) e menor (<) (indica para trás). Então, x + 20 > 2x


4. A idade de João é inferior em 20% à de Luiz e a de José é superior em 20% à de Luiz. Em quantos por cento a idade de José é superior à de João?
a) 50%          
b) 48%          
c) 45%       
d) 42%        
e) 40%
Resolução: Atribua uma idade a Luiz, por exemplo, Luiz tem 100 anos, então José tem 120 anos (são 20% a mais) e João 80 (são 20% a menos). Assim calculando a razão da idade de José para a de João são

5. (Concurso – COPEVE) Uma pessoa deseja dividir R$ 30.000,00 em duas partes, de modo que a primeira, aplicada a 4% ao ano, produza o mesmo que a segunda, a 6%, durante o mesmo tempo. O valor da maior dessas partes será:
      
A) R$ 10.000,00. 
B) R$ 20.000,00. 
C) R$ 12.000,00. 
D) R$ 16.000,00. 
E) R$ 18.000,00.
Resolução: Este problema caracteriza uma relação divisão de partes diretamente proporcional. Assim, podemos modelar o problema: A/4%(=0,04) = B/6%(=0,06) = A + B(=30.000)/ 4%+6%(=0,04+0,06=0,1). Dividindo 30.000 por 0,1 = 300.000. Assim, podemos achar cada parte separada, pois temos uma igualdade. B/0,06 = 300.000 implica que B = 18.000
                                                             A/0,04 = 300.000 implica que A = 12.000.
A maior parte é B = 18.000.



6. (Concurso – COPEVE) Observe o sistema abaixo.
O gráfico que melhor representa esse sistema é
 



A)
 
 

B)
 
                    
D)
 
C)
 
 

                 

Resolução: Podemos definir que o termo independente de uma função representa o ponto que o gráfico de uma função corta o eixo da ordenada, ou seja, o eixo do y. Portanto, x + y = 3 implica que y = - x + 3. Também, 2x – y = 1 implica que - y = - 2x + 1 (-1) ficando y = 2x – 1. Então, temos os pontos 3 e -1. Resposta letra A.

7. (ANGLO) A = (50%)² , B =   e  C = , pode-se afirmar que :

a) A<B   e A < C
b) A < B e A = C
c) A > B e A > C
d) A = 25 , B = 0,1  e C = 1 / 4
e) A = 25,  B = 1 e C = 25%

Resolução: São várias formas para resolver. Mas, podemos definir que é o certo, que 100% = 1. Então, 50% = 1/2 , 100% = 1 e 400% = 4. Fazendo as substituições: A = (1/2)2 = 1/4 = 0,25; B = raiz de 1 = 1 e que C = 1/4 = 0,25. Portanto, A é menor que B e A é igual a C.

8. (TÉC.JUD.-TRT-FCC) Uma empresa gerou um lucro de R$ 420 000,00, que foi dividido entre seus três sócios, da seguinte maneira: a parte recebida pelo primeiro está para a do segundo assim como 2 está para 3; a parte do segundo está para a do terceiro assim como 4 está para 5. Nessa divisão, a menor das partes é igual a:
                             
(A) R$ 80 000,00
(B) R$124 000,00
(C) R$ 96 000,00
(D) R$144 000,00
(E) R$120 000,00   
Resolução: É uma questão que podemos verificar uma relação de razão. Então, podemos chamar às partes de x, y e z, respectivamente, as partes que dividem o valor do lucro de 420.000,00. Portanto, pelo que é dado na situação problema, x/y = 2/3 implica (resolvendo a proporção meios pelos extremos) que 3x = 2y; na outra situação y/z = 4/5 implica (de novo a proporção) que 5y = 4z. Assim, temos uma equação básica que x + y + z = 420.000. Observando as relações, podemos substituir e dando valores para “y”, onde ficamos: 2y/3 + y + 5y/4 = 420.000. Assim, o valor de y = 144.000. Resolvendo as proporções z = 180.000 e x = 96.000. Então a menor parte é a primeira x.


9. (Concurso – COPEVE) Dentro de um armário estão guardados cinco livros, a saber, um de Matemática, um de Física, um de Química, um de Português e outro de História. Sabe-se que:
I. O livro de Física está entre o livro de História e o de Português.
II. O livro de Matemática não é o primeiro e o livro de Português não é o último.
III. O livro de Química está separado do livro de Português por dois livros.
Qual a posição do livro de Matemática?
A) O livro de Matemática é o primeiro.
B) O livro de Matemática é o segundo.
C) O livro de Matemática é o terceiro.
D) O livro de Matemática é o quarto.
E) O livro de Matemática é o quinto.
Resolução: Podemos ver que primeira situação física não pode ser 1º ou 5ª e, também, o 4º por causa da segunda situação. Pela a terceira situação química só pode tá na 1ª, assim, português na 4º. Física na 3ª e história na 2º. Enfim, matemática na 5ª.


10. (Concurso – COPEVE) Admitindo a validade da sentença:
 “Todo historiador viaja muito. Ricardo nunca viajou”. Podemos afirmar que:
A) Ricardo é historiador.
B) nenhum historiador conhece Ricardo.
C) existe um historiador que nunca viajou.
D) Ricardo ainda não é um historiador.
E) Ricardo nunca será um historiador.








Nenhum comentário:

Postar um comentário