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Maceió, Alagoas, Brazil
Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, área temática Educação Matemática (UFAL). Especialista nos Cursos de Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF), Supervisão Escolar (UFRJ) e Formação em Mídias na Educação (UFAL). Graduado em Licenciatura Plena no Cursos de Matemática (UNIR) e em Pedagogia (UNIR). Técnico Superior em Tecnologia Naval pela Universidad Autónoma Técnica Del Beni na Bolívia. Professor Ensino Médio/Fundamental do Estado de Alagoas (SEDUC/1GERE) Escola Estadual Prof. Benedito Morais na disciplina de Matemática, Ensino Fundamental na Escola Municipal Padre Pinho de Maceió/AL disciplina de Matemática e no Ensino Superior atuo como Professor nos Cursos de Administração Pública a Distância, Biologia e Hotelaria nas Disciplinas Matemática para Administradores/Matemática Básica/Matemática Financeira/Estatística Aplicada pela UAB/IFAL/CAPES. Membro do Núcleo Estruturante do Curso de Administração Pública a Distância pela UAB/IFAL (PROEN/DEAD). Temas pesquisas: Educação, Educação matemática, Formação docente e Ensino da matemática. Avaliador de Curso pelo MEC/INEP.

sábado, 27 de outubro de 2012

AULA DIA 27/OUTUBRO/2012



Prof. Msc. Allan Gomes dos Santos
Meu Blog: professorallangomes.blogspot.com (VAMOS VISITAR!!!!!!)

1) (Concurso – COPEVE) Três filhos de um candidato a vereador decidiram ajudar o pai divulgando a sua campanha nas redes sociais. Dessa forma, cada filho enviou 10 mensagens contendo a proposta do pai a 10 colegas. Na mensagem também era solicitado que ela fosse repassada a mais 10 colegas com os mesmos dizeres. Supondo que cada colega tenha recebido uma única mensagem e tenha atendido ao pedido, atribuindo: 1ª geração de colegas: as pessoas que receberam as mensagens dos filhos; 2ª geração de colegas: as pessoas que receberam as mensagens da 1ª geração; e assim por diante, qual o impacto desta divulgação ao atingir a 11ª geração?   
A) 300.000
B) 300.000.000.000.000
C) 3.000.000.000.000
D) 300.000.000.000
E) 300.000.000

2) (Concurso – COPEVE) Quantos triângulos podem ser determinados pelos pontos das retas abaixo?
A) 73
B) 18
C) 63
D) 125
E) 12


3) (Concurso – COPEVE) A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas selecionou em seu último concurso 100 professores para lecionarem em pelo menos três escolas, A, B e C, que o Estado possui. A distribuição das disciplinas aos professores foi feita de maneira que:
I. 62 professores lecionam na escola A;
II. 60 professores lecionam na escola B;
III. 59 professores lecionam na escola C;
IV. 37 professores lecionam nas escolas A e B;
V. 38 professores lecionam nas escolas A e C;
VI. 33 professores lecionam nas escolas B e C.
Quantos desses professores lecionam nas três escolas: A, B e C?
A) 73
B) 42
C) 71
D) 62
E) 108


4) (Concurso – COPEVE) Consideremos A e B dois subconjuntos de um universo U e representemos por n(X) o número de elementos do conjunto X. Dadas as afirmações:
I. n(A ᴜ B) = n(A) + n(B)
II. n(A – B) = n(A) – n(B)
III. n(A ᴖ B) = n(A ᴜ B) – n(A) + n(B)
temos que:
A) todas são verdadeiras.
B) apenas a I é verdadeira.
C) apenas a II é verdadeira.
D) apenas a III é verdadeira.
E) todas são falsas.


5) (Concurso – COPEVE) A circunferência x2+ y2+ 8x – 4y + 11 = 0
A) está contida no primeiro quadrante.
B) está contida nos primeiro e segundo quadrantes.
C) está contida no segundo quadrante.
D) está contida nos segundo e terceiro quadrantes.
E) contém a origem dos eixos cartesianos.


6) (Concurso – COPEVE) Sejam x e y dois inteiros positivos cujo produto é 12.600. Se o máximo divisor comum de x e y é 15, então o mínimo múltiplo comum de x e y é:
A) 840.
B) 12.600.
C) 15.
D) 1.680.
E) 6.300.


7) (Concurso) Atualmente, o valor de um computador novo é R$3.000,00. Sabendo que seu valor decresce linearmente com o tempo, de modo que daqui a 8 anos seu valor será zero, podemos afirmar que daqui a 3 anos (contados a partir de hoje) o valor do computador será:
a) R$1.875,00         
b) R$1.800,00    
c) R$1.825,00
d) R$1.850,00         
e) R$1.900,00


8) (Concurso) Tomando-se no máximo 3 elementos distintos do conjunto{0,1,2,3,4},a quantidade de números inteiros não negativos que podem ser formados é:
a) 48  
b) 64  
c) 69  
d) 72    
e) 80


9) (Concurso) O volume de água de um reservatório foi medido em três datas diferentes, I, II e III, com intervalos de 30 dias entre duas datas consecutivas. A primeira medição acusou 100% de água no reservatório, a segunda, 85%, e a terceira, 75%. Sabendo-se que variação do volume de água no reservatório se dá apenas pelo recebimento de água das chuvas e pela retirada de 100000 litros diários de água, pode-se afirmar que
a) se ocorreram chuvas entre as datas I e II, não ocorreram entre as datas II e III.
b) se ocorreram chuvas entre as datas II e III, não ocorreram entre as datas I e II.
c) se ocorreram chuvas entre as datas II e III, então, ocorreram entre as datas I e II.
d) ocorreram chuvas entre as datas II e III.
e) não ocorreram chuvas entre as datas I e II.


10) (Concurso) Dado um círculo, o número de cordas que podemos traçar com 6 pontos distintos sobre ele é:
a) 6    
b) 12  
c) 15  
d) 24  
e) 30

11) (PROVA ENEM/2011) A participação dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) aumenta a cada ano. O quadro indica o percentual de medalhistas de ouro, por região, nas edições da OBMEP de 2005 a 2009:
Região
2005
2006
2007
2008
2009
Norte
2%
2%
1%
2%
1%
Nordeste
18%
19%
21%
15%
19%
Centro-Oeste
5%
6%
7%
8%
9%
Sudeste
55%
61%
58%
66%
60%
Sul
21%
12%
13%
9%
11%
Disponível em: http://www.obmep.org.br. Acesso em: abr. 2010 (adaptado).
 Em relação às edições de 2005 a 2009 da OBMEP, qual o percentual médio de medalhistas de ouro da região Nordeste?
A) 14,6%
B) 18,2%
C) 18,4%
D) 19,0%
E) 21,0%

12) (PROVA ENEM/2011) O saldo de contratações no mercado formal no setor varejista da região metropolitana de São Paulo registrou alta. Comparando as contratações deste setor no mês de fevereiro com as de janeiro deste ano, houve incremento de 4 300 vagas no setor, totalizando 880 605 trabalhadores com carteira assinada.
Disponível em: http://www.folha.uol.com.br. Acesso em: 26 abr. 2010 (adaptado).
Suponha que o incremento de trabalhadores no setor varejista seja sempre o mesmo nos seis primeiros meses do ano.
Considerando-se que y e x representam, respectivamente, as quantidades de trabalhadores no setor varejista e os meses, janeiro sendo o primeiro, fevereiro, o segundo, e assim por diante, a expressão algébrica que relaciona essas quantidades nesses meses é
A) y= 4300x
B) y= 884905x
C) y= 872005+4300x
D) y= 876305+4300x
E) y= 880605+4300x

13) (PROVA ENEM/2011) Um jovem investidor precisa escolher qual investimento lhe trará maior retorno financeiro em uma aplicação de R$ 500,00. Para isso, pesquisa o rendimento e o imposto a ser pago em dois investimentos: poupança e CDB (certificado de depósito bancário). As informações obtidas estão resumidas no quadro:
Rendimento mensal (%)
IR (imposto de renda)
POUPANÇA
0,560
ISENTO
CDB
0,876
4% sobre o ganho

Para o jovem investidor, ao final de um mês, a aplicação mais vantajosa é
A) a poupança, pois totalizará um montante de R$ 502,80.
B) a poupança, pois totalizará um montante de R$ 500,56.
C) o CDB, pois totalizará um montante de R$ 504,38.
D) o CDB, pois totalizará um montante de R$ 504,21.
E) o CDB, pois totalizará um montante de R$ 500,87.


14) (Concurso) Uma parede de tijolos será usada como um dos lados de um muro retangular. Para os outros lados iremos usar 400m de tela de arame, de modo a produzir uma área máxima. Então o quociente de um lado pelo outro é:
a) 1 

b) 0,5 
c) 2,5
d) 3
e) 1,5

Um comentário:

  1. Olá professor, poderia responder a questão 3 da copeve? já tentei de tudo, mas não consigo compreender como se chega a esse resultado. Peço sua ajuda, please!!!

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