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Maceió, Alagoas, Brazil
Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, área temática Educação Matemática (UFAL). Especialista nos Cursos de Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF), Supervisão Escolar (UFRJ) e Formação em Mídias na Educação (UFAL). Graduado em Licenciatura Plena no Cursos de Matemática (UNIR) e em Pedagogia (UNIR). Técnico Superior em Tecnologia Naval pela Universidad Autónoma Técnica Del Beni na Bolívia. Professor Ensino Médio/Fundamental do Estado de Alagoas (SEDUC/1GERE) Escola Estadual Prof. Benedito Morais na disciplina de Matemática, Ensino Fundamental na Escola Municipal Padre Pinho de Maceió/AL disciplina de Matemática e no Ensino Superior atuo como Professor nos Cursos de Administração Pública a Distância, Biologia e Hotelaria nas Disciplinas Matemática para Administradores/Matemática Básica/Matemática Financeira/Estatística Aplicada pela UAB/IFAL/CAPES. Membro do Núcleo Estruturante do Curso de Administração Pública a Distância pela UAB/IFAL (PROEN/DEAD). Temas pesquisas: Educação, Educação matemática, Formação docente e Ensino da matemática. Avaliador de Curso pelo MEC/INEP.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012


AULA CURSINHO INSTITUTO – DIA 08/SETEMBRO/2012.
Prof. Msc. Allan Gomes dos Santos
Meu Blog: professorallangomes.blogspot.com (VAMOS VISITAR!!!!!!)

1. (UEG 2012)  Em uma sala de cinema com 100 lugares, o valor do ingresso inteira custa R$ 20,00, enquanto o valor da meia-entrada custa 50% da inteira. Em uma seção, em que foram vendidos 80 meias e 20 inteiras, o faturamento foi de R$ 1.200,00. Se o proprietário da sala der um desconto de 20% no valor da entrada, qual deve ser o número de pagantes com meia- entrada para que o proprietário tenha a sala cheia e o mesmo faturamento da seção anterior?      
                              a) 80                   b) 50                    c) 40                    d) 20   
 
2. (UESPI 2012)  Em uma festa, cada homem dançou com exatamente  mulheres, e cada mulher dançou com exatamente  homens. Se o total de pessoas (homens e mulheres) presentes na festa era  quantos eram os homens?   
     a) mn/(h + m)               b) mn/(2h + m)                    c) mn/(h + 2m)             d) 2mn/(h + m)              e) mn/(2h + 2m)   

3. (UFG 2012)  Para uma certa espécie de grilo, o número, N, que representa os cricrilados por minuto, depende da temperatura ambiente T. Uma boa aproximação para esta relação é dada pela lei de Dolbear, expressa na fórmula   N = 7 T −30  com T em graus Celsius. Um desses grilos fez sua morada no quarto de um vestibulando às vésperas de suas provas. Com o intuito de diminuir o incômodo causado pelo barulho do inseto, o vestibulando ligou o condicionador de ar, baixando a temperatura do quarto para 15 °C, o que reduziu pela metade o número de cricrilados por minuto. Assim, a temperatura, em graus Celsius, no momento em que o condicionador de ar foi ligado era, aproximadamente, de:      

                                  a) 75                     b) 36                    c) 30                  d) 26                    e) 20   

4. (UPE 2012)  Em uma tabela com quatro colunas e um número ilimitado de linhas, estão arrumados os múltiplos de 3.

Coluna 0
Coluna 1
Coluna 2
Coluna 3
Linha 0
0
3
6
9
Linha 1
12
15
18
21
Linha 2
24
27
30
33
Linha 3
36
...
...
...
...
...
...
...
...
Linha n
...
...
...
...
...
...
...
...
...
Qual é o número que se encontra na linha 32 e na coluna 2?     

          a) 192                      b) 390                        c) 393                     d) 402                    e) 405   
 

5. (UCS 2012)  Considere as funções definidas por:
I.
II.
III.
IV.
V.
VI.
Analisando essas funções, diga qual delas pode representar, respectivamente, o modelo matemático para cada relação descrita abaixo.
(  ) Relação entre o salário mensal de um vendedor e o valor total das vendas por ele efetuadas no mês, considerando que ele recebe, além do seu salário fixo, uma comissão de 0,5% sobre o valor de suas vendas.
(   ) Relação entre a quantidade de litros de gasolina no tanque de um automóvel e o número de quilômetros rodados, sem abastecimento.
(  ) Relação entre o numero de metros quadrados de área verde em uma cidade e o número de seus habitantes, considerando que a quantidade de área verde é proporcional ao número de habitantes.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) III – I – V          
b) III – VI – II            
c) III – I – II          
d) IV – VI – II           
e) IV – I – V   
6. (UFG 2012) Uma metalúrgica produz parafusos para móveis de madeira em três tipos, denominados soft, escareado e sextavado, que são vendidos em caixas grandes, com 2000 parafusos e pequenas, com 900, cada caixa contendo parafusos dos três tipos. A tabela 1, a seguir, fornece a quantidade de parafusos de cada tipo contida em cada caixa, grande ou pequena. A tabela 2 fornece a quantidade de caixas de cada tipo produzida em cada mês do primeiro trimestre de um ano.
TABELA 1
Parafusos/caixa
Pequena
Grande
Soft
200
500
Escareado
400
800
Sextavado
300
700
TABELA 2
Caixas/mês
JAN
FEV
MAR
Pequena
1500
2200
1300
Grande
1200
1500
1800
Associando as matrizes
às tabelas 1 e 2, respectivamente, o produto AxB fornece:
a) o número de caixas fabricadas no trimestre.   
b) a produção do trimestre de um tipo de parafuso, em cada coluna.   
c) a produção mensal de cada tipo de parafuso.   
d) a produção total de parafusos por caixa.   
e) a produção média de parafusos por caixa.   
 
7. (IFPE-2012)  Lúcia pediu a seu pai, o Sr. Paulo, para montar um aquário em seu quarto. Os dois foram a uma loja especializada e compraram os equipamentos necessários. As dimensões do aquário eram: 1,2 metros de largura, 0,6 metros de comprimento e 0,65 metros de altura. Depois que o aquário estava com água, o Sr. Paulo percebeu que tinha se esquecido de colocar um castelo de pedra para enfeite. Com cuidado, ele colocou o castelo dentro do aquário e percebeu que o nível da água subiu 15 cm. Lembrando-se de suas aulas de matemática, ele resolveu calcular o volume do castelo. Depois de efetuados os cálculos, ele percebeu que o volume do castelo era, em dm3:
a) 1,08   
b) 10,8   
c) 108   
d) 1.080   
e) 10.800   
 
8. (UFTM-2012)  Sem perda do volume original, um ourives pretende transformar um cubo de ouro de 1 cm3 em uma placa na forma de um paralelepípedo reto-retângulo. Adotando a medida da aresta do cubo como largura da placa e 50% da medida da aresta do cubo como altura da placa, a medida, em centímetros, do comprimento dessa placa resultará em:
a) 1,2.    
b) 1,5.   
c) 1,8.   
d) 2,0.   
e) 2,2.   
 
9. (UCS-2012) A água colhida por um pluviômetro cilíndrico de  de diâmetro, durante uma chuva torrencial, é depois colocada em um recipiente também cilíndrico, cuja circunferência da base mede  Qual é a altura que a água havia alcançado no pluviômetro, se no recipiente ela alcançou  de altura?
a) 1,2 cm   
b) 12 cm   
c) 3,6 cm   
d) 7,2 cm   
e) 72 cm   
 
10. (UEG-2012) Em uma festa, um garçom, para servir refrigerante, utilizou uma jarra no formato de um cilindro circular reto. Durante o seu trabalho, percebeu que com a jarra completamente cheia conseguia encher oito copos de 300ml cada. Considerando-se que a altura da jarra é de 30cm, então a área interna da base dessa jarra, em cm, é:
a) 10   
b) 30   
c) 60   
d) 80   

3 comentários:

  1. queria saber a resolução da 10 por favor

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  3. como cada copo tem a capacidade de 300 ml logo a jarra terá

    8 x 300 ml = 2.400 ml

    como 1cm³=1ml. Então:

    2.400 ml = 2.400 cm³. Segue,

    V=pi x R² x h

    2.400= pi x R² x 30

    logo,

    pi x R²= 80 cm²

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