AULA CURSINHO INSTITUTO – DIA 08/SETEMBRO/2012.
Prof. Msc. Allan Gomes dos Santos
Meu Blog: professorallangomes.blogspot.com
(VAMOS VISITAR!!!!!!)
1. (UEG 2012) Em uma sala de cinema com 100
lugares, o valor do ingresso inteira custa R$ 20,00, enquanto o valor da
meia-entrada custa 50% da inteira. Em uma seção, em que foram vendidos 80 meias
e 20 inteiras, o faturamento foi de R$ 1.200,00. Se o proprietário da sala der
um desconto de 20% no valor da entrada, qual deve ser o número de pagantes com
meia- entrada para que o proprietário tenha a sala cheia e o mesmo faturamento
da seção anterior?
a) 80
b)
50
c) 40
d) 20
2. (UESPI 2012) Em uma festa, cada homem dançou
com exatamente mulheres, e cada mulher dançou com exatamente homens. Se o total de pessoas (homens e
mulheres) presentes na festa era quantos eram os homens?
a)
mn/(h
+ m)
b) mn/(2h + m)
c) mn/(h + 2m)
d) 2mn/(h + m)
e) mn/(2h + 2m)
3. (UFG 2012) Para uma certa espécie de grilo,
o número, N, que representa os cricrilados por minuto, depende da
temperatura ambiente T. Uma boa aproximação para esta relação é dada
pela lei de Dolbear, expressa na fórmula
N = 7 T −30
com T em graus Celsius. Um
desses grilos fez sua morada no quarto de um vestibulando às vésperas de suas
provas. Com o intuito de diminuir o incômodo causado pelo barulho do inseto, o
vestibulando ligou o condicionador de ar, baixando a temperatura do quarto para
15 °C, o que reduziu pela metade o número de cricrilados por minuto. Assim, a
temperatura, em graus Celsius, no momento em que o condicionador de ar foi
ligado era, aproximadamente, de:
a) 75
b) 36
c) 30
d)
26
e) 20
4. (UPE 2012) Em uma
tabela com quatro colunas e um número ilimitado de linhas, estão arrumados os
múltiplos de 3.
|
Coluna
0
|
Coluna
1
|
Coluna
2
|
Coluna
3
|
Linha
0
|
0
|
3
|
6
|
9
|
Linha
1
|
12
|
15
|
18
|
21
|
Linha
2
|
24
|
27
|
30
|
33
|
Linha
3
|
36
|
...
|
...
|
...
|
...
|
...
|
...
|
...
|
...
|
Linha
n
|
...
|
...
|
...
|
...
|
...
|
...
|
...
|
...
|
...
|
Qual é o número que se encontra na
linha 32 e na coluna 2?
a) 192
b)
390
c) 393
d) 402
e) 405
5. (UCS 2012) Considere as funções definidas
por:
I.
|
|
II.
|
|
III.
|
|
IV.
|
|
V.
|
|
VI.
|
|
Analisando essas funções, diga
qual delas pode representar, respectivamente, o modelo matemático para cada
relação descrita abaixo.
( ) Relação entre o salário mensal de um
vendedor e o valor total das vendas por ele efetuadas no mês, considerando que
ele recebe, além do seu salário fixo, uma comissão de 0,5% sobre o valor de
suas vendas.
( ) Relação entre a quantidade de litros de
gasolina no tanque de um automóvel e o número de quilômetros rodados, sem
abastecimento.
( ) Relação entre o numero de metros
quadrados de área verde em uma cidade e o número de seus habitantes,
considerando que a quantidade de área verde é proporcional ao número de
habitantes.
Assinale a alternativa que
preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) III – I – V
b) III – VI – II
c) III – I – II
d) IV – VI – II
e)
IV
– I – V
6. (UFG 2012) Uma metalúrgica produz parafusos
para móveis de madeira em três tipos, denominados soft, escareado e sextavado,
que são vendidos em caixas grandes, com 2000 parafusos e pequenas, com 900,
cada caixa contendo parafusos dos três tipos. A tabela 1, a seguir, fornece a
quantidade de parafusos de cada tipo contida em cada caixa, grande ou pequena.
A tabela 2 fornece a quantidade de caixas de cada tipo produzida em cada mês do
primeiro trimestre de um ano.
TABELA 1
Parafusos/caixa
|
Pequena
|
Grande
|
Soft
|
200
|
500
|
Escareado
|
400
|
800
|
Sextavado
|
300
|
700
|
TABELA 2
Caixas/mês
|
JAN
|
FEV
|
MAR
|
Pequena
|
1500
|
2200
|
1300
|
Grande
|
1200
|
1500
|
1800
|
Associando
as matrizes
às tabelas 1 e 2,
respectivamente, o produto AxB fornece
a) o número de caixas fabricadas no
trimestre.
b) a produção do trimestre de um
tipo de parafuso, em cada coluna.
c)
a
produção mensal de cada tipo de parafuso.
d) a produção total de parafusos por
caixa.
e) a produção média de parafusos por
caixa.
7. (IFPE-2012) Lúcia pediu a seu pai, o Sr.
Paulo, para montar um aquário em seu quarto. Os dois foram a uma loja
especializada e compraram os equipamentos necessários. As dimensões do aquário
eram: 1,2 metros de largura, 0,6 metros de comprimento e 0,65 metros de altura.
Depois que o aquário estava com água, o Sr. Paulo percebeu que tinha se
esquecido de colocar um castelo de pedra para enfeite. Com cuidado, ele colocou
o castelo dentro do aquário e percebeu que o nível da água subiu 15 cm.
Lembrando-se de suas aulas de matemática, ele resolveu calcular o volume do
castelo. Depois de efetuados os cálculos, ele percebeu que o volume do castelo
era, em dm3:
a) 1,08
b) 10,8
c)
108
d) 1.080
e) 10.800
8. (UFTM-2012) Sem perda do volume original, um
ourives pretende transformar um cubo de ouro de 1 cm3 em uma placa
na forma de um paralelepípedo reto-retângulo. Adotando a medida da aresta do
cubo como largura da placa e 50% da medida da aresta do cubo como altura da
placa, a medida, em centímetros, do comprimento dessa placa resultará em:
a) 1,2.
b) 1,5.
c) 1,8.
d)
2,0.
e) 2,2.
9. (UCS-2012) A água
colhida por um pluviômetro cilíndrico de de diâmetro, durante uma chuva torrencial, é
depois colocada em um recipiente também cilíndrico, cuja circunferência da base
mede Qual é a altura que a água havia alcançado no
pluviômetro, se no recipiente ela alcançou de altura?
a) 1,2 cm
b) 12 cm
c) 3,6 cm
d)
7,2
cm
e) 72 cm
10. (UEG-2012) Em uma festa, um garçom, para
servir refrigerante, utilizou uma jarra no formato de um cilindro circular
reto. Durante o seu trabalho, percebeu que com a jarra completamente cheia
conseguia encher oito copos de 300ml cada. Considerando-se que a altura da
jarra é de 30cm, então a área interna da base dessa jarra, em cm, é:
a) 10
b) 30
c) 60
d)
80
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