Estude as teorias de cada assunto. O assunto “conjuntos
numéricos” já foi lecionado em sala. Portanto, estude as teorias e pesquise na
internet ou livro didático e depois resolva os exercícios. Na matemática
precisamos ao resolver qualquer exercício primeiro desenhar o que está lendo
para transformar o abstrato (leitura) no concreto (números, equações e fórmulas).
Se, ainda, tiver dúvida, poste no próprio blog sua dúvida que irei responder o
mais rápido possível. Este contato de postagens e respostas serão nesta etapa
inicial nossa interação.
ESTUDO 1
Revisão de
1 assunto importante
PORCENTAGEM
(%)
É frequente o uso de expressões que
refletem acréscimos ou reduções em preços, números ou quantidades, sempre
tomando por base 100 unidades. Alguns exemplos:
- A gasolina teve um aumento de 15%
Significa que em cada R$100 houve um acréscimo de R$15,00 - O cliente recebeu um desconto de 10% em todas as mercadorias.
Significa que em cada R$100 foi dado um desconto de R$10,00 - Dos jogadores que jogam no Grêmio, 90% são craques.
Significa que em cada 100 jogadores que jogam no Grêmio, 90 são craques.
EXERCÍCIOS:
1) Numa escola de 900 alunos, 42% são rapazes.
Calcule o número de rapazes.
2) Sobre um ordenado de R$ 380,00 são
descontados 8% para o INSS. De quanto é o total de desconto?
3) Comprei uma bicicleta por R$ 500,00.
Revendi com um lucro de 15%. Quanto ganhei?
4) Uma caneta que custava R$ 0,60 sofreu um
desconto de 5%. Quanto você pagará por essa caneta?
5) Por quanto deverei vender um objeto que me
custou R$ 72,00 para lucrar 30%?
6) Seu pai comprou um rádio por R$ 85,00 e
obteve um desconto de 12%. Quanto pagou pelo rádio?
7) Um comerciante comprou uma mercadoria por
R$ 9500,00. Querendo obter um lucro de 12%, por que preço deverá vender a
mesma?
8) Ao se pagar com atraso, uma prestação de R$
1300,00 sofreu um acréscimo de 4%. Qual o novo valor dessa prestação?
Respostas: 1 – 378 2 – R$ 30,40 3 – R$ 75,00 4 – R$ 0,57 5 – R$ 936,00 6 – R$ 74,80 7 – R$ 10640,00 8 – R$ 1352,00
9) Calcule as porcentagens:
a)
6% de 300
b)
14% de 2100
c)
2% de R$ 150,00
d)
18% de R$ 6000,00
e) 3,5% de R$ 20000,00
ESTUDO 2
CONJUNTOS
NUMÉRICOS
Prof. Dr.
Allan Gomes
TEORIA DOS CONJUNTOS - NOTAÇÃO
REPRESENTAÇÃO
De uso corrente em Matemática, a noção básica
de conjunto não é definida, ou seja, é aceita intuitivamente e, por isso, é
chamada noção primitiva. Ela foi
utilizada primeiramente por Georg Cantor (1845-1918), matemático nascido em São
Petersburgo, mas que passou a maior parte de sua vida na Alemanha. Segundo
Cantor, a noção de conjunto designa uma coleção de objetos bem definidos e
discerníveis, chamados elementos do conjunto.
Pretendemos
aqui introduzir alguns conceitos que também consideramos primitivos:
- conjunto:
designado, em geral, por uma letra maiúscula (A, B, C, ..., X, Y, Z);
- elemento:
designado, em geral, por uma letra minúscula (a, b, c, ..., x, y, z);
- pertinência:
a relação entre elemento e conjunto, denotada pelo símbolo
, que se lê “pertence
a”.

Os símbolos de inclusão Ì, Ë,
É, É, são usados para
estabelecer relações apenas entre dois conjuntos. Obs.: A Ì A, qualquer que seja A. Æ Ì A, qualquer que seja A. N Ì
z Ì Q Ì R (os conjuntos numéricos cumprem as
relações de inclusão)
Conjunto
das Partes: Chama-se Conjunto das Partes de um
conjunto E, representado por P(E) o conjunto formado por todos os subconjuntos
de E: Exemplo: Se A = {a, b,
c}, então P(A) = {Ø, {a}, {b}, {c}. {a.b}, {a.c}. {b,c}, {a,b,c}}. Para sabermos quantos
subconjuntos tem um conjunto, basta calcular pela fórmula: N(P(A)) = 2n, onde n é o número de elementos do conjunto.
CONJUNTOS
NUMÉRICOS
NÚMEROS NATURAIS(N)
Os números naturais são usados para quantificar e
ordenar os elementos de uma coleção e também como código para identificar
pessoas, bem como numero de telefones, o RG etc. O conjunto dos números
naturais pode ser representado da seguinte maneira:
N = { 0,1,2,3,4,5,...} ou N* = {1,2,3,4,5,...}
NÚMEROS INTEIROS(Z)
Os números inteiros
podem ser positivos ou negativos, são usados para representar ganhos ou
perdas, para representar o oposto de um número ou o sentido contrário que se
deve dar a uma dada trajetória.
O conjunto dos números inteiros pode ser
representado assim:
Z = {...,-4,-3,-2,-1,0,1,2,3,4,...}
Subconjunto de Z
Conjunto dos números inteiros não-nulos. Z* = {...,-4,-3,-2,-1,1,2,3,4,...}
Conjunto dos números inteiros não-negativos. Z= {0,1,2, 3,..,}
Conjunto dos números inteiros positivos. Z*+ = {1,2,3,...}
Conjunto dos números inteiros não- positivos. Z- = {... ,-3,-2,-1,0}
Conjunto dos números inteiros negativos. Z-* = {...,-3,-2,-1,}
NÚMEROS RACIONAIS (Q)
Os números racionais (Q) podem ser representados em forma fracionária
ou decimal, são usados em problemas que envolvem as partes de um todo, um
quociente, a razão entre dois números inteiros, etc.
Chama-se de número racional todo número que pode ser
expresso na forma de fração p/q, com p Î Z, q Î Z*.
*Todo número inteiro é racional.
Ex; -2, -5 , 0 ,1 ,2
*Todo número decimal exato é racional.
Ex:0,5 é racional, pois pode ser colocado na forma
5/10.
*Todo número decimal periódico é racional.
Ex: 0,444=4/9 0,5555=5/9
NÚMEROS IRRACIONAIS (Q' ou I)
Os gregos antigos reconheciam uma espécie de números
que não são nem inteiro nem fracionário, posteriormente identificado como
irracional.
NÚMEROS REAIS (R)
De forma mais abrangente a esse universo de
conjuntos numéricos, temos o conjunto dos números reais. O conjunto dos números
reais é formado pela união dos racionais com os irracionais.
R = Q U Q'.
Encontre a fração geratriz de cada dízima periódica
a seguir:
a) 0,373737... =
b) -0,888... =
c) 0,555... =
d) -3,222... =
e) -1,212121... =
EXERCÍCIOS
1) Se A
= { a, b }, classifique em verdadeiro ou falso:
{ b } Î A ( ) b) Æ Î A ( )
c) { a } Ì A (
) d) a
Ì A ( )
2) Se A = {2, 3, 5, 6, 7, 8}, B = {1, 2, 3, 6, 8} C
= {1, 4, 6, 8}, então a verdadeira é:
a) (A – B) ∩ C = {1, 2} b) (B – A) ∩ C = {1} c) (A – B) ∩ C = {1}
d) (B – A) ∩ C = {2} e)
n.d.a
3) São dados os conjuntos:
A = {x Î N / x é ímpar},
B = {x Î Z / – 3 ≤ x < 4},
C = {x Î Ζ / x < 6}.
Calcule:
a) A =
b) B =
c) C =
4) Assinale V ou F. JUSTIFIQUE as falsas.
- ( ) O conjunto N está contido no conjunto
Z.
- ( ) Conjunto Q contém Z.
- ( ) O conjunto N contém o conjunto Q.
5)
Considerando que A U B = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7,
8}, A ∩ B = {4, 5} e A – B = {1, 2, 3}, determine o conjunto B.
6)
Dados os conjuntos A = {0, 1}, B = {0, 1, 2} e C
= {2, 3}, determine (A U B) ∩ (B U C).
7) José
Carlos e Marlene são os pais de Valéria. A família quer viajar nas férias de
julho. José Carlos conseguiu tirar suas férias na fábrica do dia 2 ao dia 28.
Marlene obteve licença no escritório de 5 a 30. As férias de Valéria na escola
vão de 1 a 25. Durante quantos dias a família poderá viajar sem faltar as suas
obrigações?
A) 19 B) 20 C) 21 D) 22
8) Responda:
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