QUESTÕES PREPARTÓRIAS PARA O CONCURSO PÚBLICA DA PREFEITURA DE MESSIAS/2011.
AULA CURSINHO INSTITUTO – DIA 16/ABR/2011.
AULA CURSINHO INSTITUTO – DIA 16/ABR/2011.
Prof. Me. Allan Gomes dos Santos
1) O problema clássico das torneiras
Uma torneira A enche sozinha um tanque em 10h, uma torneira B, enche o mesmo tanque sozinha em 15h. Em quantas horas as duas torneiras juntas encherão o tanque?
Uma torneira A enche sozinha um tanque em 10h, uma torneira B, enche o mesmo tanque sozinha em 15h. Em quantas horas as duas torneiras juntas encherão o tanque?
Resposta: 6h
Resolução: Observamos que a questão nos dar medidas iguais que é a hora. Então, podemos transformar o volume de cada torneira em razão (igual a relação de divisão) em uma hora, ou seja:
torneira A 10h será igual a V/10h
torneira A 10h será igual a V/10h
torneira B 15h será igual a V/15h
somando agora as duas torneiras V/10 + V/15 = 5V/30 = V/6h = 1h V = 6h
4) Obter dois números consecutivos inteiros cuja soma seja igual a 57.
2) Uma torneira gasta sozinha 20 min para encher um tanque. Outra torneira sozinha gasta 5min para encher o mesmo tanque. Em quanto tempo, as duas torneiras juntas enchem esse tanque?
Resposta: 4
Resolução: Você emprega o mesmo entendimento acima transformando as duas torneira para 1 mim. Some as transformações e aí você terá o entendimento das duas torneiras encherem ao mesmo tempo. Observe o exercício acima a faça este que você irá conseguir. A reposta tá acima é 4 mim.
3) Uma certa importância deve ser dividida entre 10 pessoas em partes iguais. Se a partilha fosse feita somente entre 8 dessas pessoas, cada uma destas receberia R$5.000,00 a mais. Calcule a importância.
Resposta: $200.000,00
Resolução: Iremos primeiro dar nome a duas situações:
x = a certa importância
a = a parte igual
Então, vamos montar as situações que se apresentam de acordo com o problema dado:
x/10 = a se pegar a importancia e dividi por 10 é igual a a
x/8 = a + 5.000 se pegar a importancia e dividi por 8 é igual a a mais 5.000
Duas equações. Fazendo a proporção da 1ª equação:
x/10 = a x = 10a
Fazendo a proporção da 2ª equação:
x/8 = a + 5.000 x = 8a + 40.000
Agora colocando no lugar do x o valor 10a na segunda equação, fica:
10a = 8a + 40.000 letra de um lado=membro e número do outro, invertendo a operação na passagem
2a = 40.000 dividindo por 2
a = 20.000
Como são 10 parcelas iguais, então:
10a = 10.20.000 = $ 200.000
4) Obter dois números consecutivos inteiros cuja soma seja igual a 57.
Resposta: 28 e 29
Resolução: VAMOS A ALGUNS EXEMPLOS DE ENTENDIMENTOS:
Quando você fala em números consecutivos (um na frente do outro, exemplo: 2, 3 ,4) trás uma idéia básica que têm que começar por alguém e como eu não sei quem é chamo de x. Logo, o próximo número será x + 1 e o próximo será x + 2 e, assim, por diante.
Então, quando eu quero três números consecutivos um eu posso determinar que é x. O que vêm a frente é x + 1 e o outro é x + 2.
Agora com relação a questão dada, onde a soma de dois números consecutivos é 57, podemos equacionar a situação assim:
x + x + 1 = 57 colocar letra de um lado = membro e número do outro
2x = 57 -1
2x = 56
x = 28 logo o próximo é:
x + 1 = 29
5) Por 2/3 de um lote de peças iguais, um comerciante pagou R$8.000,00 a mais do que pagaria pelos 2/5 do mesmo lote. Qual o preço do lote todo?
Resposta: $30.000,00
6) Qual é o número inteiro positivo cuja metade acrescida de sua terça parte é igual ao seu quadrado diminuído 134?
Resolução: Temos que determinar o lote de peça de "x". Assim, podemos modelar o problema, como:
2x/3 = 2x/5 + 8.000 tirando o mmc dos denominadores (3,5) = 15
10x = 6x + 120.000 letra de um lado e número do outro
10x - 6x = 120.000
4x = 120.000
x = 120.000/4
x = 30.000
6) Qual é o número inteiro positivo cuja metade acrescida de sua terça parte é igual ao seu quadrado diminuído 134?
Resposta: 12
Resolução: Faça a modelagem da equação do problema lendo a situação dada:
x/2 + x/3 = x² - 134 não esqueça: metade = x/2 terça-parte = x/3 quarta-parte = x/4 dobro = 2x
vamos tirar o mmc dos denominadore acima (2,3) = 6
3x + 2x = 6x² - 804 é uma equação do 2º grau, temos que igualar a zero e achar os valores de a, b e c e substituir na formula.
6x² -5x - 804 = 0 onde a = 6 b = - 5 c = - 804
Resolva a equação do 2º grau e ache um valor x = 12 e outro negativo(tira este).
7) A diferença de um número e o seu inverso é 8/3. Qual é esse número?
Resolução:
8) (F.C. CHAGAS) Simplificando-se a expressão , obtém-se:
10) Uma pessoa fez um acordo com uma administradora para pagar o saldo de seu cartão de crédito em três vezes sem juros. O primeiro pagamento corresponde à metade da dívida e o segundo pagamento. R$ 300,00. Qual o valor da dívida, se o último pagamento era de 20 % da dívida original?
7) A diferença de um número e o seu inverso é 8/3. Qual é esse número?
Resposta: 3
Resolução:
8) (F.C. CHAGAS) Simplificando-se a expressão , obtém-se:
(a) 0,16 (b) 0,24 (c) 1,12 (d) 1,16 (e) 1,24
Resolução:
9) Dada a dízima periódica, diga de qual é a fração:
a) 0,44444..
b) 0,12525...
c) 0,54545...
d) 0,04777...
Resolução:
10) Uma pessoa fez um acordo com uma administradora para pagar o saldo de seu cartão de crédito em três vezes sem juros. O primeiro pagamento corresponde à metade da dívida e o segundo pagamento. R$ 300,00. Qual o valor da dívida, se o último pagamento era de 20 % da dívida original?
R: 1000
Resolução:
11) Um funcionário recebe um salário base de R$ 800,00. Recebe um adicional de 5 % por tempo de serviço sobre o salário base. Recebe também uma gratificação de chefia de 30 % sobre o salário base. Desconta-se 10 % de INSS sobre o salário total. Quanto recebe esse funcionário?
R: R$ 972,00
Resolução:
Resolução:
muito bom
ResponderExcluirgostei
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