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Maceió, Alagoas, Brazil
Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, área temática Educação Matemática (UFAL). Especialista nos Cursos de Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF), Supervisão Escolar (UFRJ) e Formação em Mídias na Educação (UFAL). Graduado em Licenciatura Plena no Cursos de Matemática (UNIR) e em Pedagogia (UNIR). Técnico Superior em Tecnologia Naval pela Universidad Autónoma Técnica Del Beni na Bolívia. Professor Ensino Médio/Fundamental do Estado de Alagoas (SEDUC/1GERE) Escola Estadual Prof. Benedito Morais na disciplina de Matemática, Ensino Fundamental na Escola Municipal Padre Pinho de Maceió/AL disciplina de Matemática e no Ensino Superior atuo como Professor nos Cursos de Administração Pública a Distância, Biologia e Hotelaria nas Disciplinas Matemática para Administradores/Matemática Básica/Matemática Financeira/Estatística Aplicada pela UAB/IFAL/CAPES. Membro do Núcleo Estruturante do Curso de Administração Pública a Distância pela UAB/IFAL (PROEN/DEAD). Temas pesquisas: Educação, Educação matemática, Formação docente e Ensino da matemática. Avaliador de Curso pelo MEC/INEP.

domingo, 31 de julho de 2011

Aula do dia 30/Julho/2011. Resolução Questões ENEM, Concursos e Revisões gerais.


AULA CURSINHO INSTITUTO
Aula do Dia 30/Julho/2011 - QUESTÕES RESOLVIDAS
Prof. Ms. Allan Gomes


QUESTÃO 1:

Um marceneiro deseja construir uma escada trapezoidal com 5 degraus, de forma que o mais baixo e o mais alto tenham larguras respectivamente iguais a 60 cm e a 30 cm, conforme mostra a figura. Os degraus serão obtidos cortando-se uma peça linear de madeira cujo comprimento mínimo, em cm, deve ser:
(A) 144   (B) 180    (C) 210   (D) 225   (E) 240

Solução: Utilize a seguinte propriedade do trapézio: “a base média de um trapézio é igual a média aritmética simples das duas bases”, ou seja:
Observe que podemos aplicar a propriedade da base média três vezes consecutivas. Veja o destaque na figura original.
Utilizando o mesmo raciocínio, observem que o segmento “a” é a base média do trapézio de bases 30 e 45, assim sendo:
Do mesmo modo, “b” também é uma base média (em relação a 60 e 45). Então:
Enfim, encontramos toso os segmentos necessários (degraus) para confeccionar a escada: 30; 37,5; 45; 52,5 e 60. O comprimento mínimo é dado pela soma desses valores, portanto: 30 + 37,5 + 45 + 52,5 + 60 = 225 cm (ALTERNATIVA D)

QUESTÃO 2:

Enem 2005

Um engenheiro, para calcular a área de uma cidade, copiou sua planta numa folha de papel de boa qualidade, recortou e pesou numa balança de precisão, obtendo 40 g. Em seguida, recortou do mesmo desenho, uma praça de dimensões reais 100 m x 100m, pesou o recorte na mesma balança e obteve 0,08g. Com esses dados foi possível dizer que a área da cidade, em metros quadrados, é de, aproximadamente,
(A)  800   (B) 10000   (C) 320000   (D) 400000   (E) 5000000

Solução: Conhecendo a área da praça (100 X 100 = 10.000 ), vamos utilizar uma regra de três simples e direta:
10000m2    0,08g
    X             40g

0,08x = 10000.40      x = 5000000


QUESTÃO 3:

Enem 2004

Uma empresa produz tampas circulares de alumínio para tanques cilíndricos a partir de chapas quadradas de 2 metros de lado, conforme a figura. Para 1 tampa grande, a empresa produz 4 tampas médias e 16 tampas pequenas. As sobras de material da produção diária das tampas grandes, médias e pequenas dessa empresa são doadas, respectivamente, a três entidades: I, II e III, para efetuarem reciclagem do material. A partir dessas informações, pode-se concluir que
 
(A) a entidade I recebe mais material do que a entidade II.
(B) a entidade I recebe metade de material do que a entidade III.
(C) a entidade II recebe o dobro de material do que a entidade III.
(D) as entidade I e II recebem, juntas, menos material do que a entidade III.
(E) as três entidades recebem iguais quantidades de material.

Solução: Inicialmente verificamos que área do quadrado é igual nos três casos: 2 X 2 = 4 . Como o exercício envolve o número , orientamos a deixar para substituir o seu valor apenas no final, lembrando que na maioria dos casos esse valor pode ser arredondado para 3, facilitando muito os cálculos. Nessa questão, para encontrar as sobras, devemos subtrair a área do quadrado da(s) área(s) do(s) círculo(s), ficando atento ao fato de que na figura 2 termos 4 círculos e, na figura 3, termos 16 círculos. Vamos aos cálculos: Tampa grande
Tampa média
Tampa pequena
Conclui-se que as três entidades recebem iguais quantidades de material. (ALTERNATIVA E)



QUESTÃO 4:

Enem 2006

Uma artesã confecciona dois diferentes tipos de vela ornamental a partir de moldes feitos com cartões de papel retangulares de 20 cm X 10 cm (conforme ilustram as figuras abaixo). Unindo dois lados opostos do cartão, de duas maneiras, a artesã forma cilindros e, em seguida, os preenche completamente com parafina. Tipo I 20 cm 10 cm Tipo II 10 cm 20 cm.
Supondo-se que o custo da vela seja diretamente proporcional ao volume da parafina empregado, o custo da vela do tipo I, em relação ao custo da vela de tipo II será:
   (A) O triplo   (B) O dobro     (C) igual    (D) A metade    (E) A terça parte

Solução: Inicialmente devemos perceber que ao “desenrolar” e abrir o cilindro, obtemos o comprimento da circunferência, cuja fórmula é dada por . Novamente optaremos em manter sem substituir pelo seu valor. Para achar a área do círculo e também o volume de cada cilindro, precisaremos do raio. Desse modo, dois cálculos serão fundamentais: um para determinar o raio (usando a fórmula do comprimento total) e o outro para calcular o volume (usando a expressão que determina o volume do cilindro . Tipo I
Comprimento = 20 cm
Assim, o volume do primeiro cilindro será: De forma análoga, realizaremos o cálculo para o segundo cilindro: Tipo II
Comprimento = 10 cm
Assim, o volume do primeiro cilindro será: Desse modo, como o valor é diretamente proporcional, o custo para produzir a vela de tipo I é o dobro do custo para produzir a vela tipo II. (ALTERNATIVA B)



QUESTÃO 5:

ENEM 2009

Um vasilhame na forma de um cilindro circular reto de raio da base de 5cm e altura de 30 cm está parcialmente ocupado por de álcool. Suponha que sobre o vasilhame seja fixado um funil na forma de um cone circular reto de raio da base de 5cm e altura de 6cm, conforme ilustra a figura 1. O conjunto, como mostra a figura 2, é virado para baixo, sendo H a distância da superfície do álcool até o fundo do vasilhame.
Volume do cone: V =πr²h/3
Considerando-se essas informações, qual é o valor da distância H?
     (A) 5 cm    (B) 7 cm    (C) 8 cm    (D) 12 cm    (E) 18 cm

Solução: Como conhecemos o volume de álcool no recipiente ( , precisamos saber o volume que conterá o cone. Por quê? Para obtermos, na figura 2, o volume restante (cilindro vermelho). Estamos seguindo o seguinte raciocínio: Sabendo o volume do cilindro vermelho e conhecendo a sua área da base (pois o raio foi dado), basta determinar a altura h. O que o problema quer “a altura H, distância da superfície do álcool até o fundo do vasilhame” nada mais é do que a altura do cilindro vazio (que não contém álcool), ou seja: H = 30 – h. Vamos aos cálculos. Assim, - = é o volume do cilindro em destaque vermelho. Com essa informação e sabendo a fórmula para determinar o volume do cilindro, determinaremos a altura h. Assim, temos:
Desse modo, verificamos que H = 30 – 23 = 7cm (ALTERNATIVA B)



QUESTÃO 6:

Questão Enem 2009

Um artista plástico construiu, com certa quantidade de massa modeladora, um cilindro circular reto cujo diâmetro da base mede 24 cm e cuja altura mede 15 cm. Antes que a massa secasse, ele resolveu transformar aquele cilindro em uma esfera. Volume da esfera: . Analisando as características das figuras geométricas envolvidas, conclui-se que o raio R da esfera assim construída é igual a:
(A) 15    (B) 12    (C) 24    (D)  3. 60   (E)

Solução: Temos a seguinte configuração:
Observe que ao transformar o cilindro em uma esfera, o artista utilizou a mesma massa. Desse modo temos que o volume do cilindro é igual ao volume da esfera:
Vcilindro = Vesfera Ou seja: Onde rcilindro = 24 = 12cm 2 h = 15cm resfera = R Teremos então: (ALTERNATIVA D) 2 3 4 π.r .h = .π.r 3 2 3 3 3 3 3 3 3 4 π.(12) .15 = .π.R 3 4 144x15 = R 3 2.160x3 = 4R 6480 = R 4 R = 1620 R = 1620 R = 3. 60



QUESTÃO 7:

Questão Enem 2009

As medidas das alturas de três irmãos estão em progressão geométrica. Se os dois maiores medem 1,60m e 1,80m, a altura do menor é, aproximadamente, igual a:

A) 1,36m
B) 1,42m
C) 1,48m
D) 1,54m
E) 1,30m



QUESTÃO 8:

QUESTÃO SIMULADO ENEM / 2004

Crescimento e altura
Filhos de pais com determinada estatura terão sua altura muito próxima do pai correspondente do mesmo sexo, ou seja, um filho terá uma altura próxima a de seu pai, e uma filha, próxima a da sua mãe. Para um cálculo aproximado, costuma-se usar a seguinte fórmula: soma da altura dos pais mais 13 centímetros para os meninos (ou menos 13 centímetros para as meninas) dividido por dois. Temos assim o que chamamos de "alturaalvo” de uma pessoa. A altura é considerada normal se for seis centímetros acima ou abaixo do valor calculado. (...) Nesse contexto, temos a expectativa de que pais baixos terão filhos baixos e pais altos terão filhos mais altos, o que chamamos de "determinantes familiares da estatura".
Fonte: Czepielewski, Mauro Antonio. Crescimento e altura, disponível em http://www.pailegal.net, acesso em 15 de abril de 2009)
Fazendo uso do texto acima, determine o intervalo da altura considerada normal para um menino (representado por o) e uma menina (representada por a), filhos de um casal em que o homem e a mulher medem respectivamente 1,73 metro e 1,64 metro

a) 1,67 ≤ o ≤ 1,79; 1,58 ≤ a≤ 1,70
b) 1,58 ≤ o ≤ 1,70; 1,67 ≤ a≤ 1,79
c) 1,65 ≤ o ≤ 1,77; 1,74 ≤ a≤ 1,86
d) 1,69 ≤ o ≤ 1,81; 1,56 ≤ a≤ 1,68
e) 1,73 ≤ o ≤ 1,79; 1,64 ≤ a≤ 1,70



QUESTÃO 9:

QUESTÃO SIMULADO ENEM/2008

Uma doceira vende seu “brigadeiro de colher” em pequenos potes cilíndricos com 4 centímetros de diâmetro e 2 centímetros de altura de dimensões internas. Usando π = 3,1, podemos concluir que, para produzir 100 desses potes por dia, ela precisará preparar uma quantidade de brigadeiro aproximadamente igual a:

a) 1 litro.
b) 1 litro e meio.
c) 2 litros.
d) 2 litros e meio.
e) 3 litros.



QUESTÃO SIMULADO ENEM / 2008

Em uma cidade foi realizada uma pesquisa de opinião sobre um projeto de lei. Uma amostra significativa de pessoas adultas entrevistadas revelou que 44% delas não quiseram opinar, 360 eram a favor do projeto e 480 contra. Uma estimativa da probabilidade de uma pessoa selecionada nessa amostra ser favorável ao projeto é da ordem de:

a) 18%.
b) 20%.
c) 21%.
d) 24%.
e) 27%.



Questão raciocínio ENEM

O salão de festas de um prédio residencial tem 18 metros de largura, 9 metros de comprimento e um pé-direito de 4 metros. Possui, ainda, duas janelas de 2 metros por 1,5 metro. Para pintar somente as paredes desse salão, uma empresa cobra R$ 30,00 por metro quadrado, incluindo material e mão de obra. O preço total da pintura é:

a) R$ 3.600,00.
b) R$ 3.950,00.
c) R$ 4.210,00.
d) R$ 5.840,00.
e) R$ 6.300,00.


Questão raciocínio ENEM

Em uma sacola existem três bolas: uma vermelha, uma amarela e uma azul. Considere as seguintes situações:
I. Uma bola é retirada e não é devolvida à sacola. Então, outra bola é retirada.
II. Uma bola é retirada e é devolvida à sacola. Então, outra bola é retirada.
As probabilidades de ocorrer o resultado “bola amarela na 1ª retirada e bola azul na 2ª retirada” nas situações I e II são, respectivamente

a) 1/2 e 2/3
b) 1/3 e 1/2
c) 1/3 e 1/9
d) 1/6 e 1/9
e) 1/6 e 1/6



Questão raciocínio ENEM

Ao efetuar 8/20 + 0,85, um aluno encontrou como resultado 5/4. Seu colega encontrou 1,25.
Então, podemos afirmar que:

a) 1,25 é uma resposta errada, pois o resultado tinha de ser registrado com uma fração.
b) 5/4 é uma resposta errada, pois o resultado tinha de ser representado na forma decimal.
c) Só o resultado 1,25 está correto.
d) Só o resultado 5/4 está correto.
e) As duas respostas estão corretas.



Questão raciocínio ENEM

Um jovem gosta de se vestir com calça jeans e camiseta diariamente. Para não repetir um mesmo conjunto de calça e camiseta em cada um dos 20 dias de aulas de um mês, ele precisará contar, no mínimo, com um número de peças (calça mais camiseta) igual a:

a) 20.
b) 15.
c) 10.
d) 9.
e) 8.



Questão raciocínio ENEM

Foi realizada uma manifestação para chamar a atenção das pessoas para o problema do aquecimento global, em uma praça retangular de 250 metros de comprimento por 50 metros de largura. Segundo os organizadores, havia, em média, sete pessoas para cada 2 metros quadrados. Pode-se afirmar que o número aproximado de pessoas presentes na manifestação foi de:

a) 25.610.
b) 38.950.
c) 43.750.
d) 47.630.
e) 51.940.

domingo, 24 de julho de 2011

INFORMAÇÃO TRISTE!

Craíbas: alunos no 5º ano ainda não sabem ler e escrever

Drama foi descoberto por promotor de Justiça da Vara da Família.
Alunos de escolas públicas do município de Craíbas, com 14, 15 e até 17 anos não sabem escrever nem os próprios nomes. O descaso com a educação é acompanhado pelo Ministério Público.

O problema foi descoberto quando o promotor de Justiça da Vara da Família Valter Acioly precisou da assinatura de três irmãos adolescentes e pré-adolescentes, alunos da rede municipal de Craíbas, num documento referente a uma ação tutelar. Mas sobre o papel, os alunos deixaram a impressão digital ao invés dos nomes.

O promotor que há quatro anos firmou um termo de ajustamento de conduta com o município para resolver problemas na área de educação ficou surpreso.

Comentário: Além de ser muito triste ler sobre isso, é saber que não é somente uma realidade deste Município em Alagoas. Sem mais comentários...

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA MULHERES

MEC cria programa de educação
profissional para mulheres

Público alvo são mulheres em situação de vulnerabilidade social. O Ministério da Educação instituiu nesta sexta-feira (22) o Programa Nacional Mulheres Mil. Segundo a portaria publicada no “Diário Oficial da União”, o programa pretende colaborar para a formação profissional e tecnológica articulada com elevação de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com o MEC, o programa faz parte das ações do Plano Brasil Sem Miséria. As principais diretrizes são: possibilitar o acesso à educação, contribuir para a redução de desigualdades sociais e econômicas de mulheres, promover a inclusão social, defender a igualdade de gênero e combater a violência contra a mulher.

O programa deverá ser oferecido por instituições de educação profissional e tecnológica, permitindo-se a parceria com instituições de ensino regular e com prioridade para instituições públicas.

O programa também poderá ser oferecido pelas entidades privadas nacionais de serviço social, aprendizagem e formação profissional vinculadas ao sistema sindical ("Sistema S") e entidades privadas sem fins lucrativos, sendo as últimas, de comprovada experiência em educação profissional e tecnológica.

Segundo a portaria, haverá cursos e programas de educação profissional e tecnológica de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio. A carga horária mínima será de 160 horas.

Os cursos e projetos deverão considerar as características das mulheres atendidas, para promover a equidade, igualdade de gênero, combate à violência contra mulher e acesso à educação e poderão ser articulados ao ensino fundamental ou ao ensino médio, objetivando a elevação do nível de escolaridade da mulher, no caso da formação inicial e continuada. No ensino médio, os cursos poderão ser integrados ao ensino regular ou concomitantes.

Segundo o MEC, a metodologia específica do programa será definida por um documento básico a ser elaborado pelo ministério.  

Aula do Cursinho dia 23/JULHO/2011. Questões ENEM e Revisões

Questões ENEM e Revisões

             AULA CURSINHO POPULAR INSTITUTO – Prof. Ms. Allan Gomes
Dia 23/Julho/2011 – Revisão/ Concurso/Questões ENEM
 Revisões Gerais

1) Se juntar 2/3 dos 3/5 de R$750,00 à importância que possuo, ficarei com R$1.260,00. Quanto possuo?
   a) R$2.010,00    b) R$1.020,00  c) R$960,00  d) R$900,00  e) R$510,00


2) Um motorista abasteceu seu carro Flex num posto com 10 litros de álcool e 30 litros de gasolina pagando R$90,00. Na semana seguinte, no mesmo posto, abasteceu com 30 litros de álcool e 20 litros de gasolina pagando R$102,00. Se não houve alteração nos preços, calcule o preço do álcool nesse posto?


3) Um peixe ao ser colocado dentro de um aquário, com forma de paralelepípedo retangular com 60 cm de comprimento por 40 cm de largura faz o nível da água subir exatamente 0,5 mm. O volume desse peixe, em cm3 , é:
  a)  12      b)  24     c)  64,5    d) 120    e) 240



4) (PUC) Uma caixa d'água tem o formato de um paralelepípedo retângulo cuja diagonal mede
14 m e cujas medidas dos lados são números inteiros consecutivos. A capacidade dessa caixa d'água,em litros, é:                 

 a) 2000        b) 3000     c) 4000     d) 6000



5) (VESTIBULAR UNCISAL/2009) Sobre a água, o Manual de Etiqueta (Planeta Sustentável) informa: é um recurso esgotável e raro em muitos lugares do mundo. Se em apenas cinco minutos você escovar os dentes com a torneira escancarada, 12 litros de água potável serão desperdiçados. Nesse cálculo, considerou-se uma torneira com vazão de:  
(A) 40 mL/s.    (B) 36 mL/s.   (C) 30 mL/s.    (D) 25 mL/s.    (E) 22 mL/s.
 


6) (VESTIBULAR UNCISAL/2009) Um recipiente contém uma substância que ocupa metade de sua capacidade total. Colocando-se mais 300 mL dessa substância, o recipiente ficará com 7/9 de sua capacidade total ocupada. A capacidade total desse recipiente, em litros, é:
  (A) 1,82.    (B) 1,08.     (C) 0,98.     (D) 0,92.    (E) 0,85.



7) (UEL) O comprimento de um retângulo é 10% maior que o lado de um quadrado. A largura desse retângulo é 10% menor que o lado do mesmo quadrado. A razão entre as áreas do retângulo e do quadrado é:
    A) 201/200    B) 101/100    C) 90/110   D) 199/200    E) 99/100


8) (UNCISAL-2009)
Se n é um número inteiro e positivo, então (6 . 10-n) + (1 . 10-n) é igual a:
   a) 7/10   b) 7/10n      c) 7/102n       d) 6/10n      e) 6/102n



9) A razão entre o número de homens e o de mulheres na cidade de Maceió é 2/3. A idade média dos homens é 37 anos e o das mulheres é 42 anos. Qual é a idade média dos habitantes de Maceió?
    a) 40   b) 40,5   c) 50,5   d) 60   e) 60,5


QUESTÃO DE RACIOCÍNIO
Um comerciante, ao reajustar seus produtos em 25%, sem querer cometeu um engano: no caso de um dos produtos, ao invés de aumentar o preço, ele o reduziu em 25%. Nesse produto, o prejuízo que ele terá, em relação ao preço que deveria ser, será de: 
    A) 25%    B) 33,33…%    C) 40%    D) 50%      E) 66,66…%


QUESTÃO DE RACIOCÍNIO
Um marceneiro deseja construir uma escada trapezoidal com 5 degraus, de forma que o mais baixo e o mais alto tenham larguras respectivamente iguais a 60 cm e a 30 cm, conforme mostra a figura. Os degraus serão obtidos cortando-se uma peça linear de madeira cujo comprimento mínimo, em cm, deve ser:  
 (A) 144    (B) 180     (C) 210   (D) 225    (E) 240


QUESTÃO DE RACIOCÍNIO
Em uma padaria, há dois tipos de forma de bolo, formas 1 e 2, conforme mostra a figura: Sejam L o lado da base da forma quadrada, r o raio da base da forma redonda, A1 e A2 as áreas das bases das formas 1 e 2, V1 e V2 os seus volumes, respectivamente. Se as formas tem a mesma altura h, para que elas comportem a mesma quantidade de massa de bolo, qual é a relação entre r e L?                   


Aula do Cursinho dia 16/JULHO/2011. Questões ENEM e Revisões

QUESTÕES DO ENEM
 AULA CURSINHO INSTITUTO – DIA 16/JUL/2011.  Prof. Me. Allan Gomes dos Santos

QUESTÃO SIMULADO ENEM
No gráfico estão representados os gols marcados e os gols sofridos por uma equipe de futebol nas dez primeiras partidas de um determinado campeonato. Considerando que, neste campeonato, as equipes ganham 3 pontos para cada vitória, 1 ponto por empate e 0 ponto em caso de derrota, a equipe em questão, ao final da décima partida, terá acumulado um número de pontos igual a:
  (A)  15.     (B)  17.    (C)  18.   (D)  20.    (E)  24.


QUESTÃO SIMULADO ENEM
Um terreno com o formato mostrado na figura foi herdado por quatro irmãos e deverá ser dividido em quatro lotes de mesma área. Um  dos  irmãos  fez  algumas  propostas  de  divisão  para  que fossem analisadas pelos demais herdeiros.
   Dos  esquemas  abaixo,  onde  lados  de  mesma  medida  têm símbolos iguais, o único em que os quatro lotes não possuem, necessariamente, a mesma área é:  

ENEM
Em  reportagem  sobre  crescimento  da  população  brasileira, uma  revista  de  divulgação  científica  publicou  tabela  com  a participação relativa de grupos etários na população brasileira, no período de 1970 a 2050 (projeção), em três faixas de idade: abaixo de 15 anos; entre 15 e 65 anos; e acima de 65 anos. 
   Admitindo-se  que  o  título  da  reportagem  se  refira  ao  grupo etário  cuja  população  cresceu  sempre,  ao  longo  do  período registrado, um título adequado poderia ser:
(A)  .O Brasil de fraldas.   (B)  .Brasil: ainda um país de adolescentes. 
(C)  .O Brasil chega à idade adulta.  (D)  .O Brasil troca a escola pela fábrica.  
(E)  .O Brasil de cabelos brancos.

ENEM
Os números e cifras envolvidos, quando lidamos com dados sobre produção e consumo de energia em nosso país, são sempre muito grandes. Apenas no setor residencial, em um único dia, o consumo de energia elétrica é da ordem de 200 mil MWh. Para avaliar esse consumo, imagine uma situação em que o Brasil não dispusesse de hidrelétricas e tivesse de depender somente de termoelétricas, onde cada kg de carvão, ao ser queimado, permite obter uma quantidade de energia da ordem de 10 kWh. Considerando  que  um  caminhão  transporta,  em  média,  10 toneladas  de  carvão,  a  quantidade  de  caminhões  de  carvão necessária para abastecer as termoelétricas, a cada dia, seria da ordem de:
   (A) 20.  (B) 200.  (C) 1.000.   (D) 2.000.  (E) 10.000.


ENEM
A capa de uma revista de grande circulação trazia a seguinte informação, relativa a uma reportagem daquela edição:
.O brasileiro diz que é feliz na cama, mas debaixo dos lençóis 47% não sentem vontade de fazer sexo..
  O texto abaixo, no entanto, adaptado da mesma reportagem, mostra que o dado acima está errado:
.Outro problema predominantemente feminino é a falta de desejo  - 35% das mulheres não sentem nenhuma vontade de ter relações. Já entre os homens, apenas 12% se queixam de falta de desejo..  Considerando que o número de homens na população seja igual ao de mulheres, a porcentagem aproximada  de  brasileiros que não sentem vontade de fazer sexo, de acordo com a reportagem, é:
   (A) 12%.    (B) 24%.    (C) 29%.     (D) 35%.         (E) 50%.

ENEM
A tabela refere-se a um estudo realizado entre 1994 e 1999 sobre violência sexual com pessoas do sexo feminino no Brasil. A partir dos dados da tabela e para o grupo feminino estudado, são feitas as seguintes afirmações:
I.  A mulher não é poupada da violência sexual doméstica em nenhuma das faixas etárias indicadas.
II.  A maior parte das mulheres adultas é agredida por parentes consangüíneos.
III.  As adolescentes são vítimas de quase todos os tipos de agressores.
IV.  Os pais, biológicos, adotivos e padrastos, são autores de mais de 1/3 dos casos de violência sexual envolvendo crianças.
É verdadeiro apenas o que se afirma em
(A) I e III.  (B) I e IV.   (C) II e IV.    (D) I, III e IV.    (E) II, III e IV.

ENEM-2006
A Terra e cercada pelo vácuo espacial e, assim, ela só perde energia ao irradiá-la para o espaço. O aquecimento global que se verifica hoje decorre de pequeno desequilíbrio energético, de cerca de 0,3%, entre a energia que a Terra recebe do Sol e a energia irradiada a cada segundo, algo em torno de 1 W/m2.Isso significa que a Terra acumula, anualmente, cerca de 1,6 × 1022 J.
Considere que a energia necessária para transformar 1 kg de gelo a 0 oC em água liquida seja igual a 3,2×105J. Se toda a energia acumulada anualmente fosse usada para derreter o gelo nos pólos (a 0 oC), a quantidade de gelo derretida anualmente, em trilhões de toneladas, estaria entre
(A) 20 e 40.   (B) 40 e 60.  (C) 60 e 80.   (D) 80 e 100.   (E) 100 e 120.

domingo, 10 de julho de 2011

Aula do dia 09/Jul/2011. Resolução Questões ENEM e Concursos.




AULA CURSINHO INSTITUTO – DIA 09/JUL/2011.  Prof. Me. Allan Gomes dos Santos
QUESTÃO SIMULADO ENEM / 2010
Um engenheiro, para calcular a área de uma cidade, copiou sua planta numa folha de papel de boa qualidade, recortou e pesou numa balança de precisão, obtendo 40 g. Em seguida,recortou, do mesmo desenho, uma praça de dimensões reais 100 m x 100m, pesou o recorte na mesma balança e obteve 0,08g. Com esses dados foi possível dizer que a área da cidade, em metros quadrados, é de aproximadamente:
                                   (A) 800.          (B) 10000.         (C) 320000.           (D) 400000.            (E) 5000000.
QUESTÃO SIMULADO ENEM / 2010
Uma máquina fotográfica digital tem uma capacidade máxima que permite armazenar 120 fotos na memória, para que sejam reveladas no formato 20 centímetros por 30 centímetros. Ao optar-se por uma revelação no formato 10 centímetros por 15 centímetros, mantendo a mesma qualidade, é possível armazenar na memória dessa máquina:
                     a) 120 fotos        b) 160 fotos.        c) 180 fotos.        d) 240 fotos.       e) 360 fotos.
ENEM / 2010
A densidade de um material é a razão entre sua massa e seu volume. A tabela abaixo fornece a densidade de alguns materiais. Em um recipiente graduado, colocam-se 860 mililitros de água, a 25 ºC. A seguir, mergulha-se nesse recipiente um objeto de 705 gramas e verifica-se que o volume de água atingiu a marcação de 1 litro e meio. Usando a tabela, podemos afirmar que o objeto utilizado no experimento descrito é feito de:
                                   a) Borracha.        b) Osso.     c) Couro seco.    d) Bambu.     e) Porcelana.
ENEM-1998
Uma pista de atletismo oficial tem um perímetro de 400m na raia interna e é formada por duas partes retas e por duas curvas de 180º (veja a figura a seguir). Cada parte reta tem 90m de comprimento. Assim, sabendo que o comprimento de uma circunferência é dado pela expressão c = 2pR, o raio de curvatura da raia interna será de:
ENEM-2005Um botânico registrou o crescimento de uma planta, em centímetros, durante cinco meses. Os resultados estão apresentados no gráfico a seguir. Considerando que o eixo y marca a altura da planta (em centímetros) e o eixo x, o mês em que foi feita a medida, pode-se afirmar que:
                         a) y = 1,4x.      b) y = 3 + 1,4x.     c) y - 1,4 = 3x.      d) y + 3x = 1,4.     e) y = 3x.
ENEM-2007A queima de cana aumenta a concentração de dióxido de carbono e de material particulado na atmosfera,causa alteração do clima e contribui para o aumento de doenças respiratórias. A tabela abaixo apresenta números relativos a pacientes internados em um hospital no período da queima da cana. Escolhendo-se aleatoriamente um paciente internado nesse hospital por problemas respiratórios causados pelas queimadas, a probabilidade de que ele seja uma criança é igual a:
A)    0,26, o que sugere a necessidade de implementação de medidas que reforcem a atenção ao idoso internado com problemas respiratórios.
B)    0,50, o que comprova ser de grau médio a gravidade dos problemas respiratórios que atingem a população nas regiões das queimadas.
C)    0,63, o que mostra que nenhum aspecto relativo à saúde infantil pode ser negligenciado.
D)    0,67, o que indica a necessidade de campanhas de conscientização que objetivem a eliminação das queimadas.
E)    0,75, o que sugere a necessidade de que, em áreas atingidas pelos efeitos das queimadas, o atendimento hospitalar no setor de pediatria seja reforçado.
ENEM-2006
A Terra e cercada pelo vácuo espacial e, assim, ela só perde energia ao irradiá-la para o espaço. O aquecimento global que se verifica hoje decorre de pequeno desequilíbrio energético, de cerca de 0,3%, entre a energia que a Terra recebe do Sol e a energia irradiada a cada segundo, algo em torno de 1 W/m2.Isso significa que a Terra acumula, anualmente, cerca de 1,6 × 1022 J.
Considere que a energia necessária para transformar 1 kg de gelo a 0 oC em água liquida seja igual a 3,2×105J. Se toda a energia acumulada anualmente fosse usada para derreter o gelo nos pólos (a 0 oC), a quantidade de gelo derretida anualmente, em trilhões de toneladas, estaria entre
                                  (A) 20 e 40.   (B) 40 e 60.  (C) 60 e 80.   (D) 80 e 100.   (E) 100 e 120.