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Maceió, Alagoas, Brazil
Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, área temática Educação Matemática (UFAL). Especialista nos Cursos de Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF), Supervisão Escolar (UFRJ) e Formação em Mídias na Educação (UFAL). Graduado em Licenciatura Plena no Cursos de Matemática (UNIR) e em Pedagogia (UNIR). Técnico Superior em Tecnologia Naval pela Universidad Autónoma Técnica Del Beni na Bolívia. Professor Ensino Médio/Fundamental do Estado de Alagoas (SEDUC/1GERE) Escola Estadual Prof. Benedito Morais na disciplina de Matemática, Ensino Fundamental na Escola Municipal Padre Pinho de Maceió/AL disciplina de Matemática e no Ensino Superior atuo como Professor nos Cursos de Administração Pública a Distância, Biologia e Hotelaria nas Disciplinas Matemática para Administradores/Matemática Básica/Matemática Financeira/Estatística Aplicada pela UAB/IFAL/CAPES. Membro do Núcleo Estruturante do Curso de Administração Pública a Distância pela UAB/IFAL (PROEN/DEAD). Temas pesquisas: Educação, Educação matemática, Formação docente e Ensino da matemática. Avaliador de Curso pelo MEC/INEP.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, em 2010. Professores e Alunos destaque.

OBMEP - Homenagea professores e alunos que obtiveram destaque na Olimpíada de Matemática: 20/Abr/2011

Homenagem aos destaques do Colégio TiradentesO Colégio Tiradentes da Polícia Militar também participou da solenidade e recebeu homenagens. Os alunos que alcançaram as primeiras colocações na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, em 2010 – Joyce dos Santos Monteiro (prata); Chrystyany Viana Agra (bronze); Leonardo Esdras Guimarães (bronze) e Eric Cerqueira Leão (bronze) – receberam as premiações das mãos do coordenador regional da OBMEP e professor da Ufal, Adelailson Peixoto.

Já os alunos Clebson Jonas Freire da Silva, Hammel Phillipe dos Santos Amorim e Otávio Rubens Tavares da Silva receberam os certificados de menção honrosa.

Além das Olimpíadas de Matemática, o Colégio Tiradentes também foi destaque com os professores. O sargento José Nildo da Silva, soldado Luciano Peixoto e Allan Gomes dos Santos, todos professores do CPM, também receberam prêmios como uma biblioteca e um kit áudio-visual pelo incentivo à participação dos alunos.

A comandante da unidade escolar, tenente-coronel Fátima Escaliante, também foi agraciada com um troféu, prêmio pelo destaque do Colégio Tiradentes.
Prof. Me. Allan Gomes dos Santos


Fontes: Site Almanaque Alagoas Notícias 20/04/2011.
http://www.almanaquealagoas.com.br/noticias/?vCod=1442
Site MelhorNotícias 20/04/2011.
http://www.melhornoticia.com.br/index/?head=noticia.mht&node=mn35418
Site oficial da Polícia Militar de Alagoas - 20/04/2011.

Aula do Cursinho Popular dia 30/Abr/2011 - Resolução Questoes ENEM e Revisão geral

QUESTÕES AULA CURSINHO POPULAR INSTITUTO DIA 30/ABRIL/2011
MATEMÁTICA – Prof. Me. Allan Gomes
1) (PROVA ENEM/2009) O mapa ao lado representa um bairro de determinada cidade, no qual as flechas indicam o sentido das mãos do tráfego. Sabe-se que esse bairro foi planejado e que cada quadra representada na figura é um terreno quadrado, de lado igual a 200 metros. Desconsiderando-se a largura das ruas, qual seria o tempo, em minutos, que um ônibus, em velocidade constante e igual a 40 km/h, partindo do ponto X, demoraria para chegar até o ponto Y?    (A) 25 min.         (B) 15 min.       (C) 2,5 min.        (D) 1,5 min.     (E) 0,15 min.

Resolução:



2) (PROVA ENEM/2009) Técnicos concluem mapeamento do aquífero Guarani
O aquífero Guarani localiza-se no subterrâneo dos territórios da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com extensão total de 1.200.000 quilômetros quadrados, dos quais 840.000 quilômetros quadrados estão no Brasil. O aquífero armazena cerca de 30 mil quilômetros cúbicos de água e é considerado um dos maiores do mundo. Na maioria das vezes em que são feitas referências à água, são usadas as unidades metro cúbico e litro, e não as unidades já descritas. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) divulgou, por exemplo, um novo reservatório cuja capacidade de armazenagem é de 20 milhões de litros.
Disponível em: http://noticias.terra.com.br. Acesso em: 10 jul. 2009 (adaptado).
Comparando as capacidades do aquífero Guarani e desse novo reservatório da SABESP, a capacidade do aqüífero Guarani é:
(A) 1,5 x 102 vezes a capacidade do reservatório novo.
(B) 1,5 x 103 vezes a capacidade do reservatório novo.
(C) 1,5 x 106 vezes a capacidade do reservatório novo.
(D) 1,5 x 108 vezes a capacidade do reservatório novo.
(E) 1,5 x 109 vezes a capacidade do reservatório novo.

 Resolução:




3) (PROVA ENEM/2009) A figura a seguir mostra as medidas reais de uma aeronave que será fabricada para utilização por companhias de transporte aéreo. Um engenheiro precisa fazer o desenho desse avião em escala de 1:150.


Para o engenheiro fazer esse desenho em uma folha de papel, deixando uma margem de 1 cm em relação às bordas da folha, quais as dimensões mínimas, em centímetros, que essa folha deverá ter?
(A) 2,9cm × 3,4cm. (B) 3,9cm × 4,4cm. (C) 20cm × 25cm. (D) 21cm × 26cm. (E) 19cm × 24cm.

 Resolução:





4) Um computador no valor de R$ 2800,00 deveria ser comprado por um grupo de rapazes que contribuiriam com partes iguais. Como 3 deles desistiram, a cota de cada um dos outros ficou aumentada de R$ 120,00. Quantos eram os rapazes?
a) 8 e R$ 140,00     b) 8 e R$ 280,00    c) 10 e R$ 280,00    d) 10 e R$ 140,00    e) 20 e R$ 280,00

Resolução:






5) (PROVA ENEM/2009) Um grupo de 50 pessoas fez um orçamento inicial para organizar uma festa, que seria dividido entre elas em cotas iguais. Verificou-se ao final que, para arcar com todas as despesas, faltavam R$ 510,00, e que 5 novas pessoas haviam ingressado no grupo. No acerto foi decidido que a despesa total seria dividida em partes iguais pelas 55 pessoas. Quem não havia ainda contribuído pagaria a sua parte, e cada uma das 50 pessoas do grupo inicial deveria contribuir com mais R$ 7,00. De acordo com essas informações, qual foi o valor da cota calculada no acerto final para cada uma das 55 pessoas?
(A) R$ 14,00.        (B) R$ 17,00.         (C) R$ 22,00.         (D) R$ 32,00.       (E) R$ 57,00.

Resolução: 







6) (VESTIBULAR UNCISAL/2009) Um hospital tem um total de 190 leitos, distribuídos entre as alas pediátricas e de adultos. Após a ocupação de 46 leitos na ala adulta e 24 leitos na área pediátrica, as duas alas ficaram com o mesmo número de leitos disponíveis. A ala reservada para adultos tem um total de
                  (A) 124 leitos.    (B) 116 leitos.    (C) 106 leitos.    (D) 96 leitos.    (E) 84 leitos.

 Resolução:





7) (PROVA ENEM/2009) Um médico está estudando um novo medicamento que combate um tipo de câncer em estágios avançados. Porém, devido ao forte efeito dos seus componentes, a cada dose administrada há uma chance de 10% de que o paciente sofra algum dos efeitos colaterais observados no estudo, tais como dores de cabeça, vômitos ou mesmo agravamento dos sintomas da doença. O médico oferece tratamentos compostos por 3, 4, 6, 8 ou 10 doses do medicamento, de acordo com o risco que o paciente pretende assumir. Se um paciente considera aceitável um risco de até 35% de chances de que ocorra algum dos efeitos colaterais durante o tratamento, qual é o maior número admissível de doses para esse paciente?
              (A) 3 doses.         (B) 4 doses.         (C) 6 doses.           (D) 8 doses.      (E) 10 doses.


 Resolução:





8) Otávio arranjou um segundo emprego, mas estava com dificuldades de comparecer todos os dias (inclusive sábados e domingos) ao novo trabalho. Seu patrão, muito bonzinho, fez-lhe a seguinte proposta: ele receberia um salário de R$ 300,00 sendo que, após a 6a falta, pagaria uma multa de R$ 2,00 para cada dia ausente. Após 30 dias, Otávio recebeu R$ 270,00, o que revela que ele trabalhou, nesse emprego:
            (A) 7 dias          (B) 9 dias           (C) 11 dias         (D) 13 dias           (E) 15 dias

 Resolução:





9) (Questão de Raciocínio) Em uma livraria foi montado um serviço de utilização de microcomputadores. O usuário paga uma taxa fixa de R$ 2,00, acrescida de R$ 2,50 por hora. Fração de hora é cobrada como hora inteira. A quantia a ser desembolsado por uma pessoa que utilize certo dia esse serviço, das 12h40min às 16h15min, é:

                             (A) R$ 9,00.     (B) R$ 9,50.    (C) R$ 10,00.    (D) R$ 12,00.     (E) R$ 12,50.

 Resolução:





10) (Questão de Revisão) Paulo participou de um concurso público que tinha 20 questões em cada questão que acertava ganhava 5 pontos e em cada questão que errava perdia 2 pontos. Ao terminar a prova havia conseguido 65 pontos. Quantas questões acertaram?
                                          a) 14        b) 13       c) 15      d) 16

 Resolução:




11) (Questão de Revisão) Na 1ª turma Cursinho Popular Instituto/2011 composta de 60 alunos, 10 foram aprovados no vestibular da UFAL., 5 foram aprovados no vestibular da UNCISAL e os demais tiveram aprovações diversas em vestibulares/concursos. Escolhido ao acaso um elemento da turma, a probabilidade de ele ter sido aprovado na UFAL ou na UNCISAL é:
                        a) 0,40               b) 0,25              c) 0,50               d) 0,30               e) 0,35

Resolução:

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Ficamos felizes com a chegada do Prof. Flávio em nosso Cursinho.

O Prof. Me. Flávio, com formação em Química, acaba de aceita o convite para ser mais um colaborador em nosso Cursinho Popular Instituto. Parabéns Flávio por esta grande iniciativa! FICAMOS FELIZES... rsrsrs


O professor Flávio fará sua contribuição lecionando a disciplina de Química de forma construtiva e atrativa em sua busca do ensino-aprendizagem. Ele, também, possui habilidade na disciplina de Biologia, onde trará ensinamentos básicos e importantes para a obtenção de nossas conquistas como aluno cidadão. Assim, o professor que educa seu aluno como cidadão, atua como mediador do conhecimento, sensível e crítico, aprendiz permanente, orientador, cooperador curioso e, sobretudo, um cidadão. Neste sentido, Gadotti diz: "ensinar não pode ser entendido e praticado nos dias de hoje como transferência de conhecimentos e sim como uma possibilidade de criar possibilidades para produzir e construir conhecimento".

Desejo boa sorte nesta jornada Prof. Flávio em nome de todos os alunos deste Cursinho Popular.


Prof. Allan Gomes

domingo, 24 de abril de 2011

ENEM 2011: Informações e dicas importantes.

ENEM 2011
O período de inscrições do ENEM 2011 será no segundo semestre. O ENEM 2011, ao que tudo indica, será um dos mais concorridos de todas as edições. Neste artigo você irá conferir informações sobre datas, inscrições e resultados do ENEM 2011.
Muito ainda se fala sobre a educação do Brasil, antigamente muito criticada e ainda nos dias de hoje recebe críticas de muitos lugares. Embora receba muitas críticas, o governo brasileiro tem se empenhado na melhoria da educação e para saber se isso vem progredindo, os alunos todo o ano são avaliados. Isso é feito através do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
O exame do ENEM 2011 continuará com 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade para a edição deste ano é a inclusão de língua estrangeira. No momento da inscrição do ENEM 2011, o aluno deverá escolher entre o inglês e o espanhol.
Datas das Provas do Enem 2011
O último Enem foi realizado no final do ano passado (2010), pois normalmente é realizado no segundo semestre de cada ano. A cada ano vem superando o número de inscritos e o desse ano de 2011 promete ser mais concorrido do que do ano anterior.
O exame do ENEM possui  180 questões de múltipla escolha e uma redação. Em 2010, teve a inclusão da língua estrangeira, podendo o aluno no momento da inscrição optar entre o inglês e o espanhol. Na avaliação, as notas são dadas distintamente, sendo uma pra cada área de conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a média da redação.
Neste ano de 2011 ainda não há data confirmada de inscrições e de quando a prova será realizada, mas como dito anteriormente, normalmente as inscrições ocorrem no segundo semestre de cada ano. O ultimo Enem aconteceu nos dias 6 e 7 de novembro de 2010. No período de inscrição, é cobrada uma taxa no valor de R$35,00, podendo ser aumentada. Alunos que estudaram em escola pública são isentos do pagamento da taxa.
Para mais informações, acesse: www.enem.inep.gov.br
Taxa de Inscrição do Enem 2011
Será cobrada a mesma taxa de inscrição das edições passadas, R$ 35,00. Os alunos de escolas públicas são isentos. Como nos anos anteriores, as provas também serão aplicadas nos presídios, em datas diferentes. Para maiores detalhes sobre o ENEM 2011, é só acessar o site www.enem.inep.gov.br



ENEM: O que é? Qual seu objetivo? O que é ProUni?

Enem
O Enem avalia o estudante e pode ajudá-lo a conseguir uma bolsa universitária



Final do Ensino Médio, hora de escolher faculdade, curso, profissão. Nessas horas dá aquele desespero e é preciso ter cuidado para não se precipitar e fazer escolhas erradas. Além disso, com o vestibular não se brinca e, se você acha que não está preparado o suficiente, que tal testar seus conhecimentos? É para isso que serve o Exame Nacional do Ensino Médio: para que você tenha uma auto-avaliação de seu desempenho antes do temido vestibular.

Sobre o ENEM:

O ENEM é um exame responsável por avaliar o aprendizado dos alunos do ensino médio todos os anos em todo o país. Esse exame ajuda o governo brasileiro a ter controle sobre a melhoria do ensino do Brasil, através de Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Médio e Fundamental. Isso serve para que a política promova alterações que possam ser feitas com relação ao ensino brasileiro.
A primeira prova do Enem foi aplicada no ano de 98 pelo Ministério da Educação. A princípio, só era usada para avaliar a qualidade do ensino médio no país, como citado anteriormente, atualmente o Enem também é usado para auxiliar os jovens que querem ingressar em um ensino superior em universidades públicas, servindo como uma forma de acesso ao serviço público. A prova também é feita por pessoas com interesse em ganhar pontos para o ProUni (Programa Universidade para Todos), que ajuda a obter bolsa de estudos integral.
No ano de 2009 o Enem sofreu problemas devido a roubo de provas, tendo o seu conteúdo vazado. Esse episódio revelou grande fragilidade por parte da segurança do exame, sendo revista toda a estrutura.
O Enem é o maior exame do Brasil, que conta com mais de 4,5 milhões de inscritos divididos em 1.698 cidades do país.

O Exame completou dez anos de vida em 2008, firmado como a maior avaliação do gênero da América Latina e uma das maiores do mundo. A prova é avaliativa do desempenho dos estudantes que concluíram o ensino médio no ano da prova ou em anos anteriores. Desde que foi criado, em 1998, até hoje, o número de participantes do Enem aumenta gradativamente e, com isso, o reconhecimento do exame como importante ferramenta avaliativa também cresce.

O principal objetivo do Enem é essa avaliação das habilidades e competências dos estudantes, mas, um ponto importante talvez seja a sua diferença das provas comuns de vestibular: A prova do Enem é contextualizada e interdisciplinar, exigindo do candidato menos memorização excessiva dos conteúdos e mais demonstrações de sua capacidade de “como fazer”, colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos anos de ensino médio. Ao contrário do “decoreba” comum dos vestibulares, a prova do Enem faz com quem o aluno pense, raciocine e formule respostas de acordo com o que aprendeu e vivenciou.


ProUni

O Enem foi estruturado a partir dos conceitos presentes na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, que reformulou o ensino médio no Brasil, tornando-o etapa conclusiva da educação básica e porta de entrada para a educação superior no Brasil.

Outra vantagem do Exame é que mais de 600 Instituições de Ensino Superior (IES) pelo Brasil utilizam seus resultados como complementação de seus processos seletivos (algumas até substituem o vestibular pelo Enem como processo seletivo), o que acaba sendo um atrativo a mais para os estudantes participarem do Enem.

Além disso, outro grande incentivo é o ProUni - Programa Universidade para Todos - , que ajudou a popularizar o Enem desde que foi implantado em 2005. O ProUni é um sistema de benefício aos estudantes de baixa renda que não têm condição de pagar uma faculdade particular. Em 2010, o programa ofereceu 85.155 bolsas.

O Programa distribui dois tipos de bolsa, a bolsa integral, para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio, e a bolsa parcial de 50% para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

Universidades públicas poderão elaborar as questões do Enem

Universidades públicas poderão elaborar as questões do Enem
29/03/2011 - 13:47

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou na edição de ontem, 28 de março, do Diário Oficial da União uma chamada pública convocando as instituições públicas de ensino superior para elaborar e revisar questões para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A chamada é válida para as todas as instituições públicas, incluindo federais, estaduais e municipais. As universidades interessadas em participar do processo podem se cadastrar de 30 de março ao dia 15 de abril, pela internet.
Após o cadastramento, o Inep oferecerá capacitação aos coordenadores-gerais e coordenadores de área sobre os pressupostos teóricos e metodológicos sobre avaliação em larga escala, instrumentos de medida, matrizes de referência, elaboração e revisão de itens. Somente após as capacitações as instituições estarão credenciadas a participar do trabalho.
Objetivo
A intenção do Inep é aumentar o número de questões do Banco Nacional de Itens (BNI) em menos tempo e transferir às universidades públicas conhecimentos sobre avaliações em larga escala. A meta é que o BNI tenha, no mínimo, 20 mil itens por área do conhecimento.
Cada prova do Enem é composta por 45 questões de quatro áreas do conhecimento, totalizando 180 itens. Até o Enem 2010, as questões eram elaboradas por professores ou especialistas contratados diretamente pelo Inep.
Comentários:
Acredito que é de suma importância aumentar o leque de pessoas e instituições que executam e formule as questões e fomentem  o banco de questões, e,  assim, podemos ter uma melhor contextualização regional da prova do ENEM.
Prof. Allan Gomes

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Vamos lá moçada!!!!!

Caros alunos,

Neste sábado dia 23/Abr/2011 (feriado da Semana Santa) não teremos aula em nosso cursinho. Mas dia 30/Abr/2011 no próximo sábado iremos continuar com nossa jornada de conquista na aprendizagem da Matemática. Espero todos por lá. Abraço para todos!

Prof. Allan Gomes

terça-feira, 19 de abril de 2011


PROJETO: Cursinho Popular Instituto
Cursinho popular
Responsável: Allan Gomes dos Santos
Contatos: (82) 3033-7009 / (82) 9993-0550
Resumo: Projeto ajuda os estudantes a entrarem nas universidades públicas e privadas, preparatório para o ENEM e concursos públicos.
Apresentação do Projeto
Hoje em dia todos nós sabemos que os conhecimentos adquiridos no decorrer do ensino médio, sobretudo se levarmos em conta o nível de formação das escolas estaduais e municipais, não são suficientes para garantir o ingresso em uma Universidade pública.
Os alunos que freqüentam escolas particulares têm, em sua maioria, condições de pagar um cursinho pré-vestibular que lhes favorecerá na concorrência pelas vagas nas Universidades públicas/privadas e o ENEM. Já o aluno da rede pública muitas vezes não tem essa mesma oportunidade e, ainda que tente estudar para os exames por conta própria, acaba perdendo as vagas para aqueles que tiveram condições de fazer um ou mais anos de cursinho.
Com o intuito de diminuir as diferenças e na tentativa de fazer com que o ingresso seja em Universidade pública ou privada ou na aprovação do ENEM ou, ainda, na conquista de uma aprovação nos concursos públicos, seja mais justa e menos elitista é que criamos o Cursinho Popular Instituto.
Trata-se de um projeto absolutamente sem fins lucrativos e sem vínculos de caráter religioso, político, racial. Ele tem como objetivo principal propiciar, principalmente às pessoas desfavorecidas sócio-economicamente, os conhecimentos exigidos nos principais exames de vestibulares/ENEM/Concursos Públicos.
O objetivo do Cursinho Popular Instituto é estimular o senso crítico de seus alunos, através da troca ativa de conhecimento, favorecendo o reconhecimento destes alunos perante a sociedade, como sujeitos capazes de transformá-la quando preciso.

O que é:
 
             O Projeto Popular do Cursinho Instituto é uma iniciativa pessoal do professor de matemática Allan Gomes dos Santos da Escola Estadual José Correa Titara, sitiada na 15ªcre CEPA, que tem como objetivo principal dar oportunidade de um fortalecimento nos conhecimento da área de matemática. O projeto baseia-se principalmente nos princípios dos modelos construtivistas, permitindo a construção de uma aprendizagem científica baseada na observação, na discussão dos conteúdos e no fortalecimento do conhecimento que existente dentro de cada alunado, assim, concebendo de forma direta e indireta uma aprendizagem “sólida” e estruturada dos conhecimentos matemáticos.
                 Portanto, Projeto Popular do Cursinho é totalmente fundamentado na descoberta (observação e experiência) e na criação (criatividade e imaginação), estimulados através da mudança de postura do fazer observar a aula sem copiar, criando atitudes de discussão e construção dos conhecimentos através do fortalecimento do que se ver e ouve com o que já é do seu conhecimento nato. O fazer ou estimulo a interação entre si através de seus conhecimentos e o saber compartilhar em sala de aula como perguntar suas dúvidas ou angustias o fará construir o verdadeiro aprendizados na área de matemática tão combatida como sendo difícil. O Projeto propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa pessoal, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. O Cursinho Popular enfatiza a importância do errar, do falar, da atitude, e busca não caracterizar como um tropeço, mas como um trampolim na rota da aprendizagem, tratando a rigidez nos procedimentos do ensino da matemática, como uma forma lúdica, descontraída e construtiva, onde de repente o alunado percebe que pode e consegue aprender a matemática de forma e atitude diferente.
                    O projeto é constituído por um professor formado na área de matemática, que visa à divulgação do ensino da matemática de forma mais didática e pedagógica, com busca na modelagem da Educação Matemática. O Projeto conta com o apoio dos setores da Direção e Coordenação da referida escola acolhedora. Na direção gestora temos o coordenador geral o Prof. Flávio e no apoio pedagógico do setor coordenação pedagógica a Profª. Raquel.


Objetivos:

             Tendo em vista que toda ação pedagógica é também uma ação cidadã, nossos objetivos primeiros são:

              1. Ser um movimento social que busca a transformação da sociedade através de uma educação popular;

               2. Atuar com os educandos buscando o seu acesso às universidades públicas através:
Do estudo de conteúdos abordados no Ensino Médio; e
               3. Oferecer  aulas  gratuitas  e  de  qualidade a jovens e adultos, a  fim  de fomentar   a percepção da importância da construção do conhecimento na formação de cidadãos críticos pró-ativos, conscientes das diferenças e de seus desafios sociais, além de auxiliá-los na preparação para o ENEM, para os vestibulares das melhores universidades públicas brasileiras, e  por    que não, conseguir  aprovação nos concursos públicos. 

Finalidade:
-           
              O Projeto Cursinho Popular tem como finalidade oferecer vagas a alunos oriundos majoritariamente da rede pública de ensino do município de Maceió, Estado de Alagoas em um curso preparatório pré-vestibular (Cursinho Popular) que visa complementar a formação de nível médio, proporcionando aos alunos a preparação necessária para os exames vestibulares de ingresso às universidades públicas e privadas, preparatório para o ENEM e realizações de concursos públicos. Este projeto de Cursinho Popular visa atender a uma população comprovadamente carente de recursos financeiros e educacionais, muitas vezes com baixa auto-estima. O trabalho no Cursinho Popular é duplo: ensinar a matéria de matemática para o vestibular e construir conjuntamente com os alunos novas perspectivas e horizontes.  A importância do Ensino Superior deve ser algo estimulado entre os alunos do Ensino Médio da Rede Pública. Sabemos que nem todos querem seguir o caminho para a universidade, mas todos devem ter a mesma oportunidade e possibilidade de ingresso. Por isto, este projeto deve ser considerado uma iniciativa de crescimento pessoal e realização pessoal do educador responsável. A atuação da gestão da Escola José Correa Titara na manutenção desse tipo de projeto só corrobora em uma visão empreendedora e acertada na construção não somente do conhecimento, mas de um aluno cidadã, pois a universidade é importante na formação de profissionais adequadamente preparados e capacitados para exercer uma determinada profissão. A garantia de seu acesso por parte do setor da coordenação também pode ser visto como uma atitude corajosa na luta contra as desigualdades sociais e econômicas existentes em nossa sociedade.


Metodologia:

Do processo de seleção:
                Consiste em uma divulgação da proposta do projeto, através de exposição oral e cartazes na escola, convidando para participarem das aulas de forma gratuita. Poderão assistir à aula os alunos matriculados na escola, qualquer turno, e qualquer outro aluno pertencente à rede pública. 

Do Funcionamento:
          O Cursinho funciona dentro da Escola Estadual José Correa Titara (Instituto de Educação), na sala de informática.  As aulas acontecem no sábado, das 15h às 18h30min. Domingos poderão ser esporadicamente utilizados para plantões de dúvidas, aulas temáticas, simulados, etc.
O professor instrutor é formado em Licenciatura Plena em Matemática com Mestrado em Modelagem Computacional (Área atuação: Educação Matemática).


Das Práticas Pedagógicas:
            As aulas são na área de Matemática, onde são aulas temáticas que reconstroem a base de construção de aprendizagem desta área de conhecimento sobre a realidade. Essa formação diferenciada propicia que os educandos se tornem mais autônomos na busca do conhecimento, portanto menos passivos no processo ensino-aprendizagem.

Público alvo:
              Jovens e adultos da área urbana da Grande Maceió e do interior do Estado.

Estrutura Organizacional:
                Abaixo um organograma do sistema organizacional do Cursinho Popular Instituto.
Coordenadores/Professor:
Prof. Flavio
Coordenador Geral

Prof. Raquel
Coordenadora Pedagógica

Prof. Allan Gomes dos Santos
Professor de Matemática


Material didático:

                        O Cursinho Popular desenvolve o seu próprio material didático que é elaborado pelo professor instrutor. Este material é cedido gratuitamente às atividades de aula. Dessa maneira, consideramos que o critério central para avaliação de nosso trabalho é a evolução crítica do estudante, além do desenvolvimento das habilidades de reflexão.


Questões ENEM/2010 e UNCISAL/2009 "RESOLVIDAS"

QUESTÕES AULA INSTITUTO DIA 09/ABRIL/2011
MATEMÁTICA – Prof. Me. Allan Gomes
(ENEM/2010) Questão 136
   Um professor dividiu a lousa da sala de aula em quatro partes iguais. Em seguida, preencheu 75% dela com

Resolução: de 100% (todo) foi dividido por 4 (cada parte 25%) e tomado 3 partes = 75%.
  Algum tempo depois, o professor apagou a lousa por completo e, adotando um procedimento semelhante ao anterior, voltou a preenchê-la, mas, dessa vez, utilizando 40% do espaço dela. Uma representação possível para essa segunda situação é

Resolução: Na figura dada o inteiro = todo foi dividido em 5 partes (cada parte de 20%), então iremos tomar 2 partes para termos 40% . Letra (C)


(ENEM/2010)
 Questão 137
No monte de Cerro Armazones, no deserto de Atacama,o Telescópio Europeu Extremamente Grande (E-ELT). O E-ELT terá um espelho primário de 42 m de diâmetro, “o maior olho do mundo voltado para o céu”.
Ao ler esse texto em uma sala de aula, uma professora fez uma suposição de que o diâmetro do olho humano mede aproximadamente 2,1 cm.  Qual a razão entre o diâmetro aproximado do olho humano, suposto pela professora, e o diâmetro do espelho primário do telescópio citado?
                         a) 1 : 20    b) 1 : 100    c) 1 : 200    d) 1 : 1 000    e) 1 : 2 000

Resolução: Razão é uma relação de um para outro, ou seja, de uma divisão (a/b). Então, tambéms, não podemos trabalhar com medidas diferentes, ou seja, espelho em metros (m) e olho humano em centímetros (cm). Portanto, devemos fazer uma transformação básica de metro para centímetro = 42m = 4200cm. Fazendo a razão: 4200/2,1 = 2000. Assim, 1 cm do olho humano corresponde a 2000 cm do espelho primário. Letra: (E)


(ENEM/2010) Questão 142
 Acompanhando o crescimento do filho, um casal constatou que, de 0 a 10 anos, a variação da sua altura se dava de forma mais rápida do que dos 10 aos 17 anos e, a partir de 17 anos, essa variação passava a ser cada vez menor, até se tornar imperceptível. Para ilustrar essa situação, esse casal fez um gráfico relacionando as idades do filho nas idades consideradas. Que gráfico melhor representa a altura do filho desse casal em função da idade?

Resolução: Esta questão falta os gráficos para demonstrar a evolução da situação dada. Na análise dos gráficos fica bem definida que não houve estabilização em num momento do crescimento do filho, assim, a análise que mais se enquadra na questão é a Letra (A). Dou uma observação importante que toda vez que se for analisar uma questão com gráfico, devemos definir o que cada eixo dado(vertical e horizontal ou x e y) estão definidos (exemplos; idade/série, quantidade/ano, produção/valores). Assim, você irá ter uma melhor idéia do desenvolvimento de que se quer.


(ENEM/2010) Questão 146
 A siderúrgica “Metal Nobre” produz diversos objetos maciços utilizando o ferro. Um tipo especial de peça feita nessa companhia tem o formato de um paralelepípedo retangular, de acordo com as dimensões indicadas na figura que se segue abaixo.  O produto das três dimensões indicadas na peça resultaria na medida da grandeza
               a) massa.    b) volume.    c) superfície.    d) capacidade.       e) comprimento.

Resolução: As Ciências chamadas Exatas (a Física, a Química, a Astronomia, etc.) baseiam-se na "medição", sendo esta sua característica fundamental. Temos medidas de grandezas, e podemos definir: a) medida comprimento ou perímetro = medida de lados (soma), onde a medida é dada em metro ou centimetro ou milimetro. A unidade de comprimento é o metro (m), o qual pode ser dividido em 100 centímetros (cm) ou 1000 milímetros (mm). O múltiplo do metro mais usado é o quilômetro (km), que vale 1000 m; b) medida de área ou superficie = é o produto de duas medidas de uma figura fechada, ou seja, comprimento x largura = metro quadrado ou centimentro quadrado. A unidade de área é o metro-quadrado (m2). Muitas vezes se faz confusão nas medidas de área, pois um quadrado com 10 unidades de comprimento de lado contém 10 x 10 = 100 unidades de área; c) medida de volume a unidade é o metro cúbico (m3). De forma análoga à área, podemos provar que um cubo com 10 unidades de comprimento contém 10 x 10 x 10 = 1000 unidades de volume.
Então, a questão da figura dada (falta) caracteriza uma grandeza de medida de volume devido demonstrar três medidas de um paralelepípedo retangular. LETRA (B).




(ENEM – 2010)  Questão 149
Uma professora realizou uma atividade com seus alunos utilizando canudos de refrigerante para montar figuras, onde cada lado foi representado por um canudo. A quantidade de canudos (C) de cada figura depende da quantidade da quantidade de quadrados (Q) que formam cada figura. A estrutura de formação das figuras está representada  a seguir:
 Que expressão fornece a quantidade de canudos em função da quantidade de quadrados de cada figura?
                                 a) C = 4Q      b) C = 3Q + 1   c) C = 4Q – 1    d) C = Q + 3    e) C = 4Q - 2

Resolução: Aplicando um substituição em cada equação acima, podemos colocar que quando temos uma figura com 1 quadrado é composta de 4 canudos. Quando uma figura com 2 quadrados ela é composta de 7 canudos. E, quando, a figura é feita de 3 quadrados é composta de 10 canudos. Portanto, fazendo a substituição já mencionada a letra corresponde a esta relação é a LETRA (B).


(ENEM/2010)
Uma empresa possui um sistema de controle de qualidade que qualifica seu desempenho financeiro anual, tendo como base o do ano anterior. Os conceitos são: insuficiente, quando o crescimento é menor que 1%; regular, quando o crescimento é maior ou igual a 1% e menor que 5%; bom, quando o crescimento é maior ou igual a 5% e menor que 10%; ótimo, quando é maior ou igual a 10% e menor que 20%; e excelente, quando é maior ou igual a 20%. Essa empresa apresentou lucro de R$ 132 000,00 em 2008 e de R$ 145 000,00 em 2009.
De acordo com esse sistema de controle de qualidade, o  desempenho financeiro dessa empresa no ano de 2009 deve ser considerado:
                                                           a) regular.    b) bom.       c) ótimo.     d) excelente.

Resolução: Nesta questão ele colocar limites para determinar um crescimento de desempenho anual. Então devemos calcular a diferença entre os anos dados, e, assim, verificar a porcentagem que vai dar para sabermos o conceitos do desempenho naquele ano. Vamos fazer o seguinte:
132.000  ---------- 100 %
13.000  -----------    x %
Obtemos 13.000 fazendo a diferença de 145.000 - 132.000 = 13.000
132.000 x = 13.000 . 100
x = 13.000 . 100 / 132.000
x = 9,84
Portanto, o desempenho que teve no período foi BOM (maior que 5% e menor 10%). LETRA (B)


(ENEM/2010)
Questão 162
 O jornal de certa cidade publicou em uma página inteira s seguinte divulgação de seu caderno de classificados:
 Para a propaganda seja fidedigna à propaganda da área que aparece na divulgação, a medida do lado do retângulo que representa os 4%, deve ser de  aproximadamente
                                  a) 1 mm.      b) 10 mm.     c) 17 mm.     d) 160 mm.            e) 167 mm.

Resolução: Nesta questão que tem uma figura expecifica devemos tirar a área total da figura que é uma figura retangular, assim, 260mm x 400mm = 104.000mm². É a área total da folha. Aparte que caracteriza a divulgação caracteriza 4% do total da folha. Então, 4% de 104.000mm² = ache 1% voltando a vírgula 2 casas decimais = 1040mm²x 4 = 4160mm². Agora a medida da divugação, dada na figura é 26mm . x = 41600mm². Fazendo a divisão de 4160/26 = 160mm o valor de x. LETRA (D).



(ENEM/2010)
 Questão 171
Um grupo de pacientes com Hepatite C foi submetido a um tratamento tradicional em que 40% desses pacientes foram completamente curados. Os pacientes que não obtiveram cura foram distribuídos em dois grupos de mesma quantidade e submetidos a dois tratamentos inovadores. No primeiro tratamento inovador, 35% dos pacientes foram curados e, no segundo, 45%. Em relação aos pacientes submetidos inicialmente, os tratamentos inovadores proporcionaram cura de:
                                            a) 16%.     b) 24%.    c) 32%.   d) 48%.   e) 64%.

Resolução: Nesta questão devemos observar que se 40% foram curados, então 60% não foram curados. Portanto, dentro desses 60% que agora vão vira o inteiro devemos proceguir com o problema. Foi dividido os 60% em dois grupos de 30%. Devemos achar:
35% de 30% = 35 . 0,3 = 10,5
45% de 30% = 45 . 0,3 = 13,5
Assim,
10,5 + 13,5 = 24 %
LETRA (B)

(Vestibular – UNCISAL/2009)
 Numa clínica, um aparelho ortodôntico, que custa R$ 600,00, pode ser pago em n parcelas iguais de x reais cada. Uma pessoa decidiu pagar, em cada parcela, R$ 40,00 a mais do que o valor previamente estipulado, e desse modo irá pagar 4 parcelas a menos. Essa pessoa irá pagar esse aparelho em:
              (A) 9 parcelas.     (B) 8 parcelas.      (C) 6 parcelas.       (D) 5 parcelas.       (E) 4 parcelas.

Resolução: Toda questão que se resolve por sistema de equações, ou seja, mais de uma equação, devemos construir primeiro uma equação básica do problema, e qualquer construção após ou mudança da situação-problema se faz encima desta equação básica inicial construida. Neste sentido, observe abaixo a resolução da questão:
n = parcelas iguais
x = valor de cada parcela
Assim, a equação básica ou inicial é: 
n.x = 600
então vamos modificar com relação ao que se pede:
(n + 40) (x - 4) = 600  fazendo a multipkicação do polinômio
nx - 4n + 40x - 160 = 600 onde nx = 600
- 4n + 40x = 160    elemine 600 com nx e coloca o 160 para outro lado com sinal trocado agora devemos simplicar a equação por (: 4) dividir.
- n + 10x = 40  isola o  - n = 40 - 10 x   agora multiplica por (-1)  n = 10x - 40
substitua na equação básica no lugar do n coloque 10x - 40  ASSIM,
n.x = 600
x (10x - 40) = 600
10x² - 40x - 600 = 0   iguala a zero e depois simplica = dividir por 10
x² - 4x - 60 = 0   resolva a equação do 2 grau, teremos:
x = 10     x = - 6  elimina  o valor negativo... se são 4 parcelas a menos, então 10 - 4 = 6 parcelas.
LETRA (C)



(Questões ENEM/2008)
 Um desfibrilador é um equipamento utilizado em pacientes durante parada cardiorrespiratória com objetivo de restabelecer ou reorganizar o ritmo cardíaco. O seu funcionamento consiste em aplicar uma corrente elétrica intensa na parede torácica do paciente em um intervalo de tempo da ordem de milissegundos. O gráfico seguinte representa, de forma genérica, o comportamento da corrente aplicada no peito dos pacientes em função do tempo.
De acordo com o gráfico, a contar do instante em que se inicia o pulso elétrico, a corrente elétrica inverte o seu sentido após:
                                (A) 0,1 ms.    (B) 1,4 ms.     (C) 3,9 ms.    (D) 5,2 ms.     (E) 7,2 ms.

Resolução: Neste questão temos um figura que não se encontra, mais o comportamento que faz a mudança de inversão do pulso elétrico é 3,9 ms. LETRA (C)